Mary

Mary , também chamado Santa Maria ou a Virgem Maria , (floresceu no início da era cristã), a mãe de Jesus, venerada na igreja cristã desde a era apostólica e um assunto favorito no Ocidente arte , música e literatura. Maria é conhecida por referências bíblicas, que são, no entanto, muito esparsas para construir uma coerente biografia. O desenvolvimento da doutrina de Maria pode ser rastreado através de títulos que foram atribuídos a ela na história das comunhões cristãs - garantia da Encarnação, mãe virgem, segundo véspera , mãe de Deus, sempre virgem, imaculada e assumida ao céu. Ela tem vários dias de festa em várias tradições cristãs, vários dos quais são dias sagrados de obrigação para católicos romanos .



Britannica Explores100 Mulheres Pioneiras Conheça mulheres extraordinárias que ousaram trazer a igualdade de gênero e outras questões para o primeiro plano. Da superação da opressão à quebra de regras, à reimaginação do mundo ou à rebelião, essas mulheres da história têm uma história para contar.

O relato do Novo Testamento sobre sua humildade e obediência à mensagem de Deus a tornaram um exemplo para todos os tempos de cristãos. A partir dos detalhes fornecidos no Novo Testamento pelos Evangelhos sobre a donzela da Galiléia, a piedade cristã e a teologia construíram uma imagem de Maria que cumpre a predição atribuída a ela no Magnificat (Lucas 1:48): Certamente, de agora em diante, todas as gerações me chamarão de bem-aventurada.



Virgem e o Menino

Virgem com o Menino Virgem com o Menino, também chamada de Virgem de Poligny, calcário, policromia e douramento, atribuído a Claus de Werve, c. 1420; no Metropolitan Museum of Art, Nova York. O nome variante da escultura reflete sua localização anterior no convento da ordem das Clarissas em Poligny, Borgonha, França. Fotografia de AlkaliSoaps. The Metropolitan Museum of Art, New York City, Rogers Fund, 1933 (33.23)



Referências bíblicas

A primeira menção de Maria é a história da Anunciação, que relata que ela morava em Nazaré e era noiva de Joseph (Lucas 1:26 ff.), E a última menção dela (Atos dos Apóstolos 1:14) inclui-a na companhia daqueles que se dedicaram a oração após a ascensão de Jesus ao céu. Ela aparece nos seguintes incidentes nos Evangelhos: a Anunciação; a visita com Elizabeth, sua parenta e a mãe de João Batista, a precursor de Jesus (Lucas 1:39 ff.); o nascimento de Jesus e a apresentação dele no têmpora (Lucas 2: 1 e segs.); a vinda do Magos e a fuga para o Egito (Mateus 2: 1 e seguintes); a visita da Páscoa a Jerusalém quando Jesus tinha 12 anos (Lucas 2:41 e segs.); o casamento em Caná da Galiléia, embora seu nome não seja usado (João 2: 1 e segs.); a tentativa de ver Jesus enquanto ele estava ensinando (Marcos 3:31 e segs.); e a estação da cruz, onde, aparentemente viúva, foi confiada ao discípulo João (João 19:26 ss.). Mesmo se alguém tomar essas cenas como relatos históricos literais, eles não somam um integrado retrato de Maria. Só nas narrativas da Natividade e da Paixão de Cristo o seu lugar é significativo: a aceitação do privilégio que lhe foi conferido na Anunciação é o prólogo solene da Natal história, e, não só ela está ao pé da cruz, mas no Páscoa história a outra Maria que veio ao túmulo de Jesus (Mateus 28: 1) não é ela - segundo as interpretações tradicionais, porque, tendo guardado em seu coração o que ele deveria ser, ela sabia que o corpo de Jesus não estaria lá . Por outro lado, os três incidentes que pertencem à vida de Jesus contêm elementos de um caráter marcadamente humano, talvez até a sugestão de que ela não entendeu totalmente a verdadeira missão de Jesus.

Desde os primeiros dias do cristianismo, no entanto, os temas que essas cenas simbolizam têm sido a base para o pensamento e a contemplação sobre Maria. As comunhões cristãs e os teólogos diferem uns dos outros em suas interpretações de Maria, principalmente com base em onde estabelecem o ponto final para tal desenvolvimento e expansão, isto é, onde eles sustentam que o legítimo pode-se dizer que o desenvolvimento da doutrina terminou. Em um grau considerável, portanto, um levantamento histórico desse desenvolvimento é também uma introdução ao estado do pensamento cristão contemporâneo sobre Maria.



Títulos dogmáticos

Provavelmente o mais antigo dica para Maria na literatura cristã é a frase nascido de mulher em Gálatas 4: 4, que foi escrita antes de qualquer um dos Evangelhos. Como paralelos, como Trabalho 14: 1 e Mateus 11:11 sugerem que a frase é uma forma hebraica de falar sobre a humanidade essencial de uma pessoa. Quando aplicado a Jesus, portanto, nascido de mulher tinha a intenção de afirmar que ele era um homem real, em oposição à tentativa - vista mais tarde em vários sistemas de gnosticismo, uma religião dualista do século 2 - de negar que ele tinha uma vida completamente vida humana; alguns gnósticos dizem que ele passou pelo corpo de Maria como a luz passa por uma janela. Parece injustificado ler qualquer coisa mais adiante na frase, como se nascido de mulher necessariamente implícito, mas não de um homem e de uma mulher. Assim, a frase fez de Maria o sinal ou a garantia de que o Filho de Deus realmente havia nascido homem. Para o mundo antigo, um pai humano era necessário para assegurar que uma pessoa era genuinamente humana, e desde o início a mãe humana de Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi quem providenciou isso seguro . Alguns estudiosos chegaram a afirmar que o principal conotação da frase nascida da Virgem Maria no Credo dos Apóstolos foi esta mesma insistência da Igreja na masculinidade autêntica de Jesus. Essa insistência tem sido o mínimo irredutível em todas as teorias sobre Maria que surgiram na história cristã. Seu papel como mãe assume precedência sobre qualquer uma das outras funções atribuídas a ela na devoção e em dogma . Aqueles que negam o nascimento virginal geralmente afirmam fazê-lo no interesse da verdadeira humanidade, vendo uma contradição entre a ideia de Jesus como o filho humano de uma mãe humana e a ideia de que ele não teve um pai humano. Os que defendem o nascimento virginal costumam afirmar que a verdadeira humanidade foi possível quando a Virgem Maria aceitou sua comissão como garantia da Encarnação (Lc 1,38): Seja comigo segundo a tua palavra. Esta é a fonte original do título corredentora - indicando alguma participação com Cristo na redenção da humanidade - atribuído a Maria em Teologia católica romana , embora o termo tenha conotado um papel mais ativo por parte dela; a natureza precisa dessa participação ainda é uma questão controversa entre os teólogos católicos.



familia sagrada

Sagrada Família Vitral representando José, Maria e o menino Jesus. Andy Rhodes / Fotolia

De longe, as narrativas mais volumosas sobre Maria no Novo Testamento são as histórias da infância nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Em sua forma atual, ambos os relatos fazem questão de afirmar que Jesus foi concebido no ventre de Maria sem qualquer agência humana (Mateus 1:18 e seguintes; Lucas 1:34 e segs.), Mas as muitas variantes textuais em Mateus 1: 16, alguns deles com as palavras José gerou Jesus, levaram alguns estudiosos a questionar se tal afirmação fazia parte do relato original de Mateus. As passagens em Mateus e em Lucas parecem ser as únicas referências ao assunto no Novo Testamento. O apóstolo Paulo não menciona isso em nenhum lugar; O Evangelho segundo Marcos começa com Jesus adulto, e O Evangelho segundo João, que começa com sua existência pré-histórica, não aludir ao nascimento virginal, a menos que seja uma variante de João 1:13 que diz ... quem nasceu ao invés de ... quem nasceu é seguido. Mateus não atribui qualquer significado teológico ao milagre , mas é possível que as palavras do anjo em Lucas 1:35 se destinem a conectar a santidade da criança com a virgindade da mãe. Na literatura cristã pós-bíblica, as discussões mais volumosas sobre Maria foram aquelas que tratavam de sua virgindade. Com base no Novo Testamento, era o ensino unânime de todos os Padres ortodoxos da Igreja que Maria concebeu Jesus com sua virgindade intacta, um ensino consagrado nos primeiros credos cristãos e concordou pelos reformadores do século 16, bem como pela maioria protestante igrejas e crentes desde o Reforma .



Uma das interpretações da pessoa e obra de Jesus Cristo no Novo Testamento é a formulação de paralelos entre ele e Adão : pois como todos morrem em Adão , então todos serão vivificados em Cristo (1 Coríntios 15:22). Decisivo no paralelo é o contraste entre a desobediência de Adão, pela qual o pecado veio ao mundo, e a obediência de Cristo, pela qual salvação do pecado foi cumprido (Romanos 5: 12-19). Quer a história da Anunciação no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas pretenda ou não sugerir um paralelo semelhante entre Eva e Maria, isso logo se tornou um tema de reflexão cristã. Escrevendo por volta do final do século II, o padre da Igreja Santo Irineu elaborou o paralelo entre Eva, que, como virgem, desobedeceu à palavra de Deus, e Maria, que, também virgem, a obedeceu:

pois Adão teve necessariamente que ser restaurado em Cristo, que a mortalidade seria absorvida na imortalidade, e Eva em Maria, que uma virgem, se tornasse a advogada de uma virgem, deveria desfazer e destruir a desobediência virginal pela obediência virginal.



Irineu não argumentou; ele parece ter tomado o paralelo como certo, e isso pode indicar que não era sua própria invenção, mas pertencia à tradição, pela qual ele tinha um grande respeito. Em todo caso, o paralelo atribuía a Maria e à sua obediência uma participação ativa na redenção da raça humana: todos morreram em Adão, mas Eva participou do pecado que o provocou; todos foram salvos em Cristo, mas Maria participou da vida que tornou isso possível.



A primeira controvérsia teológica generalizada sobre Maria tinha a ver com a propriedade de aplicar a ela o título de Theotokos, que significa portadora de Deus ou mãe de Deus. O título parece ter surgido no uso devocional, provavelmente em Alexandria , em algum momento do século 3 ou 4; foi uma dedução lógica da doutrina da divindade plena de Cristo, que foi estabelecida como um dogma durante o século 4, e aqueles que defenderam esse dogma também foram aqueles que desenharam o inferência . Talvez, como o teólogo inglês do século 19 John Henry Cardinal Newman supôs, a determinação do Concílio de Nicéia em 325 de que Cristo não era apenas a mais elevada das criaturas, mas pertencia ao lado divino da linha entre o Criador e a criatura, foi até mesmo responsável por o rápido crescimento da devoção e especulação ligada a Maria como a mais alta das criaturas. No final do século 4, a Theotokos havia se estabelecido com sucesso em várias seções da igreja. Porque parecia a ele que os defensores do título estavam obscurecendo a distinção entre o divino e o humano em Cristo, Nestório, o patriarca de Constantinopla, se opôs ao seu uso, preferindo o título menos explícito de Christotokos, significando portador de Cristo ou mãe de Cristo. Junto com outros aspectos de seu ensino, as objeções de Nestório foram condenadas no Concílio de Éfeso em 431.

Vários corolários poderia ser deduzido da afirmação do Novo Testamento sobre a virgindade de Maria no Projeto de Jesus, incluindo a doutrina de que ela permaneceu virgem durante o seu nascimento (o o nascimento virginal ) e a doutrina de que ela permaneceu virgem após seu nascimento e até o fim de sua vida (o Depois de criar senhora ) O Credo dos Apóstolos parece ensinar pelo menos o o nascimento virginal quando diz nascido da Virgem Maria. Embora este ensino sobre como Maria deu à luz a Jesus ocorra pela primeira vez no século 2 apócrifo , ou não canônico, Protevangelium de James, suas origens e evolução não são fáceis de rastrear, e historiadores católicos romanos e protestantes chegaram a conclusões contraditórias. O crescimento do ascético ideal na igreja ajudou a dar suporte a essa visão de Maria como o modelo da sempre virgem. A doutrina não é afirmada nem negada, mas é simplesmente ignorada no Novo Testamento, e Antigo Testamento passagens aduzidas em apoio a ela pelos Pais da Igreja (como Ezequiel 44: 2 e Cânticos de Salomão 4:12) provavelmente foram convincentes apenas para aqueles que já haviam aceitado a doutrina.



Como a doutrina da virgindade perpétua de Maria implicava uma integrante pureza de corpo e alma, portanto, na opinião de muitos teólogos, ela também estava livre de outros pecados. Tentando provar a universalidade do pecado contra Pelágio (cujo ensino foi condenado como herético pela igreja cristã, mas que manteve a impecabilidade de Maria), Santo Agostinho , o grande teólogo e bispo do norte da África, falou pela igreja ocidental quando escreveu:

Antonello da Messina: Leitura da Virgem Maria

Antonello de Messina: Leitura da Virgem Maria Leitura da Virgem Maria , têmpera e óleo sobre painel de madeira de Antonello da Messina, c. 1460–62; no Walters Art Museum, Baltimore, Maryland. 44,1 × 32 cm. Walters Art Museum, Baltimore (adquirido por Henry Walters, 1911; 37.433)



Devemos exceto a Santa Virgem Maria. Por respeito ao Senhor, não pretendo levantar uma única questão sobre o pecado. Afinal, como sabemos que abundância de graça foi concedida àquela que teve o mérito de conceber e dar à luz aquele que era inquestionavelmente sem pecado?

Foi, no entanto, a distinção entre original sem (ou seja, o pecado com o qual todas as pessoas nascem) e o pecado real (ou seja, os pecados que as pessoas cometem durante suas vidas), firmemente estabelecido na teologia ocidental pelo mesmo Agostinho, que eventualmente obrigou a um maior esclarecimento do que era a impecabilidade de Maria significou. Certos teólogos orientais nos séculos 4 e 5 estavam dispostos a atribuir pecados reais a ela, mas a maioria dos teólogos tanto do Oriente quanto do Ocidente chegaram a aceitar a visão de que ela nunca fez nada pecaminoso, uma visão que encontrou expressão até mesmo entre os reformadores do século 16 . Mas ela também estava livre do pecado original? E se sim, como? São Tomás de Aquino, o mais importante medieval teólogo no Ocidente, assumiu uma posição representativa quando ensinou que sua concepção foi manchada, como a de todos os humanos, mas que Deus suprimiu e finalmente extinguiu o pecado original nela, aparentemente antes de ela nascer. Esta posição, no entanto, foi contestada pela doutrina do Concepção imaculada , sistematizado por Duns Scotus, um teólogo escolar britânico do século 13, e finalmente definido como dogma católico romano pelo Papa Pio IX em 1854. De acordo com este dogma, Maria não apenas era pura em sua vida e em seu nascimento, mas

Virgem e o Menino

Virgem com o Menino Estátua de madeira da Virgem com o Menino, supostamente esculpida por São Lucas; no mosteiro beneditino de Santa María de Montserrat, Catalunha, Espanha. Martinmates / Dreamstime.com

no primeiro instante de sua concepção foi preservada imaculada de toda mancha do pecado original, pela graça e privilégio singulares concedidos a ela por Deus Todo-Poderoso, pelos méritos de Cristo Jesus, Salvador da humanidade.

Quando a Imaculada Conceição foi promulgado , começaram a chegar ao Vaticano petições para uma definição a respeito da Assunção da Virgem ao céu, visto que isso era acreditado pelos católicos romanos e celebrado na Festa da Assunção. Durante o século que se seguiu, mais de oito milhões de pessoas assinaram tais petições, mas Roma hesitou porque a doutrina era difícil de definir com base nas Escrituras e nos primeiros testemunhos da tradição cristã. Nenhum relato do lugar e das circunstâncias da morte de Maria foi universalmente aceito na igreja (embora pinturas que retratam sua dormitório, ou adormecer, na antiga cidade jônica de Éfeso, fossem bastante comuns); nenhum local de sepultamento foi reconhecido (embora houvesse uma sepultura em Jerusalém que se dizia ser dela); e nenhum milagre foi creditado a relíquias de seu corpo (embora os restos físicos de muito menos santos realizaram muitos). Tais argumentos do silêncio, no entanto, não satisfazer para estabelecer um dogma e, do lado positivo, até mesmo o mais antigo testemunho doutrinário e litúrgico em apoio à ideia havia aparecido relativamente tarde na história. Finalmente, em 1950 Pope Paulo 12 oficializou o dogma, declarando que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, quando o curso de sua vida terrena foi executado, foi assumida em corpo e alma para a glória celestial.

A Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria

A Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria Querubins acompanham Maria em A Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria , de Bartolomé Esteban Murillo, entre 1645 e 1655; na coleção do State Hermitage, São Petersburgo. Imagens de Belas Artes / Imagens de Herança

Compartilhar:

Seu Horóscopo Para Amanhã

Idéias Frescas

Categoria

Outro

13-8

Cultura E Religião

Alquimista Cidade

Livros Gov-Civ-Guarda.pt

Gov-Civ-Guarda.pt Ao Vivo

Patrocinado Pela Fundação Charles Koch

Coronavírus

Ciência Surpreendente

Futuro Da Aprendizagem

Engrenagem

Mapas Estranhos

Patrocinadas

Patrocinado Pelo Institute For Humane Studies

Patrocinado Pela Intel The Nantucket Project

Patrocinado Pela Fundação John Templeton

Patrocinado Pela Kenzie Academy

Tecnologia E Inovação

Política E Atualidades

Mente E Cérebro

Notícias / Social

Patrocinado Pela Northwell Health

Parcerias

Sexo E Relacionamentos

Crescimento Pessoal

Podcasts Do Think Again

Vídeos

Patrocinado Por Sim. Cada Criança.

Geografia E Viagens

Filosofia E Religião

Entretenimento E Cultura Pop

Política, Lei E Governo

Ciência

Estilos De Vida E Questões Sociais

Tecnologia

Saúde E Medicina

Literatura

Artes Visuais

Lista

Desmistificado

História Do Mundo

Esportes E Recreação

Holofote

Companheiro

#wtfact

Pensadores Convidados

Saúde

O Presente

O Passado

Ciência Dura

O Futuro

Começa Com Um Estrondo

Alta Cultura

Neuropsicologia

Grande Pensamento+

Vida

Pensamento

Liderança

Habilidades Inteligentes

Arquivo Pessimistas

Começa com um estrondo

Grande Pensamento+

Neuropsicologia

Ciência dura

O futuro

Mapas estranhos

Habilidades Inteligentes

O passado

Pensamento

O poço

Saúde

Vida

Outro

Alta cultura

A Curva de Aprendizagem

Arquivo Pessimistas

O presente

Patrocinadas

A curva de aprendizado

Liderança

ciência difícil

De outros

Pensando

Arquivo dos Pessimistas

Negócios

Artes E Cultura

Recomendado