Como a meditação pode torná-lo um aluno melhor

A meditação não apenas reduz o estresse ou torna você uma pessoa mais espiritual; ele muda seu cérebro de várias maneiras que podem facilitar o aprendizado de novas informações.

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  • A meditação mindfulness demonstrou ter uma ampla gama de efeitos no cérebro humano.
  • Muitos desses efeitos trabalham juntos para melhorar a capacidade do cérebro humano de aprender novas informações.
  • Se você está interessado em se tornar um ser humano mais inteligente, considere incorporar a meditação em sua rotina diária.




As pessoas meditam por todos os tipos de razões. Alguns o fazem com propósitos espirituais, outros o fazem para reduzir o estresse e ainda outros o fazem para controlar sua saúde mental. A meditação é uma prática ampla com muitos efeitos díspares, então faz sentido que as motivações das pessoas sejam correspondentemente variadas. Mas há mais razões para meditar do que simplesmente se sentir relaxado ou atingir metas espirituais - uma delas é se tornar um aprendiz melhor.



Meditação e aprendizagem

Primeiro, vamos definir meditação. 'Basicamente, em essência', disse o psicólogo Daniel Goleman em um gov-civ-guarda.pt entrevista, 'todo tipo de meditação retrai a atenção.' Pode assumir muitas formas, mas a maioria das pesquisas empíricas ocidentais concentra-se na meditação da atenção plena, na qual o meditador concentra sua atenção em uma experiência do momento presente de uma forma que aceita e não julga. Normalmente, esse foco é colocado na respiração. Existem outras formas de meditação, como a meditação da bondade e amor comum nas práticas budistas, onde o meditador se concentra em cultivar a compaixão por todos os seres. A maior parte da pesquisa científica, entretanto, foi conduzida na meditação da atenção plena.

Um dos benefícios mais conhecidos da meditação da atenção plena é a capacidade de reduzir o estresse. Uma pesquisa robusta mostrou que a meditação é um ferramenta poderosa contra o estresse, mesmo para quem sofre de ansiedade ou outros transtornos mentais. Por sua vez, o estresse desempenha um papel poderoso na aprendizagem. Por um lado, altos níveis de estresse podem nos deixar com um memória excessivamente forte , como é o caso no PTSD. Por outro lado, estresse crônico inibe o crescimento de neurônios no hipocampo, tornando mais difícil formar novas memórias. O estresse agudo também torna mais difícil para nós recuperar as memórias que já formamos. Ao praticar a meditação da atenção plena, podemos reduzir o impacto do estresse em nossa capacidade de formar e recuperar memórias.



Treine Seu Cérebro: Meditação Mindfulness para Ansiedade, Depressão, DDA e PTSD | Daniel Goleman

A meditação também parece proteger seu cérebro dos efeitos negativos da multitarefa. Vários estudos mostraram que a multitarefa prejudica sua habilidade de aprender . “O cérebro, na verdade, não realiza multitarefas”, disse Goleman. 'Ele não faz várias coisas ao mesmo tempo em paralelo, em vez disso, funciona em série e muda muito rapidamente de uma coisa para a outra.' Depois que você sai de uma tarefa na qual estava se concentrando, leva tempo para aumentar sua concentração novamente para onde estava antes. 'A menos', diz Goleman, 'você fez aqueles dez minutos de plena consciência; focado em sua respiração, por exemplo, apenas observei dentro e fora, percebi quando sua mente divagou, trouxe de volta. ' Nesse caso, sua concentração retorna muito mais rapidamente.

Além de proteger seu cérebro contra os efeitos deletérios da multitarefa e do estresse, a atenção plena também reforça sua memória de trabalho. A meditação não apenas promove o crescimento no hipocampo, mas também treina seu cérebro para gerenciar melhor algo chamado interferência proativa. A interferência proativa ocorre quando memórias mais antigas no cérebro interferem na recuperação de memórias mais novas e relevantes para a tarefa, um efeito que alguns pesquisadores teorizar é responsável por quase todos os casos de esquecimento de itens em sua memória de trabalho. Um estudo atribuíram essa capacidade aprimorada de lidar com a interferência proativa ao foco da meditação mindfulness no momento presente - estar mais presente permitiu que os participantes do estudo priorizassem memórias recentes relevantes para a tarefa e lembrassem melhor as informações.

Como posso começar a meditar?

O bom da meditação é que ela não requer essencialmente nada - apenas um espaço silencioso e talvez uma cadeira. Você não precisa se inscrever em nenhuma religião ou filosofia para se engajar nela e colher seus benefícios. Esta é uma maneira muito simples de começar a meditar:



  1. Sente-se em uma cadeira confortável. Você pode sentar-se como quiser, mas provavelmente é melhor manter as mãos no colo e sentar-se com uma boa postura.
  2. Defina um cronômetro de dez minutos em seu telefone.
  3. Feche seus olhos.
  4. Preste atenção em sua respiração.
  5. À medida que sua mente se distanciar de sua respiração (vai), não fique chateado consigo mesmo; apenas reconheça qualquer pensamento que o distraiu e volte a prestar atenção à sua respiração.
  6. Repita as etapas 4 e 5 até que seu tempo se esgote.

Muitos dos benefícios da meditação são essencialmente instantâneos, embora desapareçam com o passar do dia. À medida que sua prática de meditação se torna uma parte mais significativa de sua rotina, esses benefícios também se tornam uma parte mais duradoura de sua vida. Algumas pessoas acham útil usar um aplicativo de meditação guiada, como Headspace , ou ler livros para aprender mais e se manter motivado, como Mindfulness em Inglês Simples ou Como meditar . Mas se você é um estudante ou está simplesmente interessado em se tornar um aluno melhor ao longo da vida, incorporar um pouco de meditação em seu dia pode ser a vantagem extra de que você precisa.


Mindfulness em Inglês SimplesPreço de tabela:$ 16,95 Novo de:$ 9,10 em estoque Usado de:$ 3,98 em estoque


Como Meditar com Pema ChodronPreço de tabela:$ 20,97 Novo de:$ 17,95 em estoque

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