Os quebra-cabeças e os aplicativos são uma perda de tempo?

Pesquisas recentes mostram que provocações cerebrais não o tornam mais inteligente e não pertencem a entrevistas de emprego porque não refletem problemas do mundo real.

cubos de rubiksCrédito: Orgulho Fletcher sobre Unsplash
  • Existem poucas pesquisas para provar que os jogos cerebrais melhoram a cognição geral ou diminuem o declínio cognitivo. Em vez disso, eles simplesmente o tornam melhor em jogar aquele jogo cerebral específico.
  • Os quebra-cabeças são uma ferramenta inútil durante as entrevistas de emprego, pois não podem prever como um entrevistado se sairá em tarefas do mundo real relevantes para o cargo.
  • Exercícios, nutrição, socialização e meditação são provavelmente melhores estimuladores do cérebro.

Aplicativos e programas de treinamento cerebral dispararam em um mercado de bilhões de dólares na última década. Embora a promessa de aumentar a inteligência seja certamente atraente, a pesquisa para saber se eles realmente fazem algo por suas habilidades cognitivas é duvidosa.



Por que aplicativos de treinamento cerebral não aumentam a cognição

modelo de cérebro

Crédito: Robina Weermeijer sobre Unsplash



Um estudo de 2017 conduzido por uma equipe de psicólogos da Universidade do Estado da Flórida, procurou aprender se os jogos de treinamento do cérebro poderiam aumentar a 'memória de trabalho' dos indivíduos e, consequentemente, as habilidades cognitivas de raciocínio, memória e velocidade de processamento. Um grupo de participantes jogou um videogame de treinamento cerebral chamado 'Mind Frontiers', enquanto outro grupo jogou jogos de palavras cruzadas ou quebra-cabeças de números.

'Nossas descobertas e estudos anteriores confirmam que há muito pouca evidência de que esses tipos de jogos podem melhorar sua vida de maneira significativa', disse Wally Boot, especialista em declínio cognitivo relacionado à idade da FSU que participou do estudo. Outro relatório de 2017 monitorando as habilidades cognitivas, atividade cerebral e habilidades de tomada de decisão de jovens adultos, concluiu que os jogos de treinamento cerebral ' não aumente a cognição . '



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O que os jogos cerebrais provavelmente fazem é torná-lo melhor em jogar aquele jogo cerebral específico. A aprendizagem é o resultado de dois processos potenciais que acontecem com as células neuronais do cérebro. Um é chamado de 'potenciação de longo prazo', em que as conexões já existentes entre os neurônios são fortalecidas por disparos juntos em reação aos sinais de entrada. O outro é chamado de 'crescimento da coluna dendrítica'. Nesse processo, os neurônios formam novas conexões entre si por meio de um processo em que a área de superfície dos dendritos (estruturas semelhantes a antenas que constituem a extremidade receptora de um neurônio) aumenta, permitindo que mais neurônios se conectem uns aos outros.

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Em suma, 'células que disparam juntas se conectam' e, quando você joga jogos cerebrais, as conexões neurais na rede cerebral que estão envolvidas durante a execução das tarefas no jogo são fortalecidas. Assim, você pode se tornar um gênio na solução de um quebra-cabeça de palavras específico, mas há poucas evidências que sugiram que você se tornará melhor em outros quebra-cabeças, quanto mais aprimorar suas habilidades cognitivas em geral. E como esses quebra-cabeças são descontextualizados de situações que você provavelmente encontraria na vida real, eles provavelmente são inúteis.

Isso foi apoiado por um estudo de 2018 no qual neurocientistas da Western University em Ontário, Canadá, investigaram se as habilidades cognitivas adquiridas em tarefas de treinamento cerebral poderiam ser transferidas para outras tarefas que envolvem as mesmas regiões cerebrais. Eles não encontraram nenhuma evidência para apoiar essa ideia. Na verdade, os videogames podem fazer mais pelo seu cérebro.



Quebra-cabeças não refletem o desempenho futuro do trabalho

Logotipo do Google

Crédito: Kai Wenzel sobre Unsplash

Portanto, os quebra-cabeças podem não ajudar muito a aumentar o QI, mas a capacidade de trabalhar por meio de provocações cerebrais prevê o intelecto ou o desempenho no trabalho? Afinal, o Google, antes famoso por usar quebra-cabeças em entrevistas de emprego, decidiu que sim ' Uma completa perda de tempo ' anos atrás. (Uma lista de algumas das perguntas da entrevista do gigante da tecnologia pode ser encontrado aqui , para os curiosos.)

'Eles não prevêem nada', Laszlo Bock, vice-presidente sênior de operações de pessoas do Google, disse ao New York Times em 2013. 'Eles servem principalmente para fazer o entrevistador se sentir inteligente.'

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A razão é que, embora as provocações possam medir a rapidez com que um indivíduo pode gerar uma solução inteligente ou precisa para um problema abstrato sob pressão, elas têm pouco a ver com problemas futuros que o funcionário encontrará no trabalho. Além disso, o ambiente em que a provocação cerebral é solicitada favorece certos traços de personalidade que podem ser irrelevantes para o desempenho no trabalho e que não refletem necessariamente inteligência. Por exemplo, um introvertido cujos nervos podem impedir sua capacidade de comunicar uma solução rápida e criativa no contexto de uma entrevista de emprego. Ou, talvez, um indivíduo detalhista, orientado para os sentidos, cuja força para resolver problemas reside em situações tangíveis e imediatas, em vez de imaginações abstratas.

Em suma, um funcionário que pode apresentar ideias e soluções de alta qualidade em situações relevantes para uma função específica é muito mais valioso do que aquele que pode apresentar uma ideia rápida para um quebra-cabeças que não tem nada a ver com os objetivos da empresa .

Melhores impulsionadores do cérebro

A ciência sobre jogos e provocações de treinamento cerebral é uma mistura. No entanto, se você está procurando maneiras mais eficazes de impulsionar sua cognição ou prevenir o declínio cognitivo, aqui estão algumas que são melhor apoiadas por pesquisas:

  • Corra ou caminhe. Vários estudos sugeriram que as partes do cérebro que governam o pensamento e a memória têm um volume maior em indivíduos que se exercitam regularmente, em comparação com aqueles que não o fazem. Além do mais, algumas pesquisas descobriram que a prática de exercícios regulares de intensidade moderada durante seis meses a um ano está correlacionada com um aumento no volume de regiões cerebrais selecionadas. A maior parte desta pesquisa se concentrou em exercícios aeróbicos.

  • Meditar. Vários estudos demonstraram que a meditação mindfulness regular aumenta a massa cinzenta no cérebro, o que equivale a mais atividade neuronal e melhor desempenho, em certas áreas. A pesquisa também descobriu que a meditação da atenção plena melhora a cognição .

  • Socializar. A atividade social frequente pode ajudar a atrasar declínio cognitivo na velhice e aumentar a cognição atual. Isso ocorre porque as situações sociais e o desenvolvimento de relacionamentos exigem que nossas mentes se engajem em várias redes neurais que são relevantes para o funcionamento diário saudável.

  • Priorize a nutrição. Alimentos que estimulam o cérebro, como peixes, chocolate amargo, frutas vermelhas ricas em antioxidantes e alimentos com vitaminas B, como ovos, podem ajudar a construir e reparar as células cerebrais.


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