3 técnicas para superar a ansiedade

A ansiedade pode ser uma força para o bem, escreve a freira budista tibetana Pema Chödrön.

3 técnicas para superar a ansiedadeRaios de luz de velas marcam os caminhos que os seguidores do Bhuddismo seguem enquanto caminham ao redor da estátua gigante do Senhor Bhudda no Phutthamonthon em Nakhon Pathom, perto de Bangkok, enquanto celebram o Dia de Vesak, o feriado que marca o nascimento do Buda Gautama

A ansiedade é sufocante. Estar no limite afeta todas as facetas da vida, desde crises existenciais até reações exageradas quando o barista faz um pedido errado. Ainda assim, como uma resposta fisiológica, a ansiedade pode não apenas ser mitigada, mas realmente trabalhada. Por meio de práticas como o budista tibetano tonglen (dar e receber) e por meio da reformulação cognitiva, a ansiedade pode ser transformada em uma fonte de autocompreensão, compaixão e contentamento mais profundos.



Assim pensa a freira budista tibetana Pema Chödrön, que chama este lugar de frustração e confusão 'o aperto'. É o ponto em que nos sentimos presos, presos, sem saída - presos entre 'a elevação de nossas idéias e a crueza do que está acontecendo diante de nossos olhos.' Em vez de buscar uma saída, seu conselho é mergulhar direto na fonte do sofrimento, a base de sua ansiedade. Ambos durante um tonglen prática e ao navegar pela vida diariamente, a ansiedade pode ser um catalisador para o crescimento.



por que você quer espremer coisas fofas

A distância entre a filosofia e a prática é grande, se você permitir. Colocar as ideias de Chödrön em ação é assustador; confrontar a fonte de ansiedade e sofrimento não é uma tarefa fácil. No entanto, algo incrível acontece na tentativa. Se você está aberto a tal prática, funciona.

Há alguns anos, divorciei-me. Pouco depois, enfrentei duas cirurgias em onze meses, uma de câncer e outra de joelho. Em cada situação, segui as orientações de Chödrön. E em cada caso, me permiti experimentar plenamente as sensações físicas e emocionais associadas à minha situação. Ele ofereceu uma sensação de confiança que se traduziu em buscar contentamento em todas as situações.



Mesmo em lutas menores, a metodologia de Chödrön se mostra frutífera. Estou escrevendo este artigo com um bíceps braquial tenso, que ocorreu durante um treino com kettlebell. Foi uma lesão por uso excessivo - dou quatro aulas de kettlebell por semana e aumentei meu peso muito rapidamente. Como eu dou uma dúzia de aulas de fitness e ioga todas as semanas, ser ferido é frustrante. Em vez de ser consumido por aquela manhã ambiciosa demais, busquei alternativas, que se traduziram em mais ciclismo de estúdio e Pilates. Reformular minha situação me mantém progredindo.

Freqüentemente, esperamos por orientação para os grandes problemas - câncer, divórcio, morte - mas permitimos que questões menores se acumulem e afetem nossas vidas de maneiras aparentemente subestimadas, embora crônicas. Nossa relação com os estressores é como o ruído de fundo, sempre presente, mas raramente percebido. Ainda está lá, afetando nosso sistema nervoso subconscientemente, ajudando a direcionar nossas ações de maneiras que não percebemos.

A aplicação das três técnicas a seguir funciona para ansiedades grandes e pequenas. Eles podem ser praticados durante a meditação, bem como na vida. Aplicá-los é uma disciplina e uma mentalidade. Em vez de evitar a ansiedade, você a usa a seu favor. Você aproveita as mudanças fisiológicas em seu corpo como energia potencial para uma mudança positiva. Em seguida, você o aplica à sua situação pessoal na esperança de transformar o estresse em progresso.



Vá para os lugares que te assustam

Uma técnica básica de meditação é perceber os pensamentos como pensamentos, construções criadas por sua mente, os disparos neuronais orquestrados em e por seu cérebro. Se você pode rotular um pensamento como um pensamento sem julgamento - este é um bom pensamento sobre uma pessoa que amo: este é um pensamento ruim sobre uma situação terrível - você se afasta de seu investimento no conteúdo do pensamento. Como Chödrön escreve,

A prática da meditação é como paramos de lutar contra nós mesmos, como paramos de lutar contra as circunstâncias, emoções ou humores.

Quando você rotula os pensamentos como pensamentos, você relaxa as exigências de ganhar ou perder e simplesmente relaxa naquilo que é. Se você conseguir fazer isso em lugares que o assustam, você não será mais vítima de pensamentos que acompanham situações de medo. Às vezes, acontecem eventos infelizes; nessas ocasiões, sua resposta é indicativa de seu caráter.

Mas muitos problemas emocionais são criados pela própria pessoa. Ao ficarmos obcecados por tais pensamentos, criamos as circunstâncias para que eles se manifestem. Por outro lado, enfrentar a dor diminui a possibilidade de tal manifestação. Se você trabalhou as sensações físico-emocionais associadas à fonte da dor, não há mais nada a temer.

Use Veneno como Remédio

tamanho da Suíça em comparação com o estado americano

Na mitologia indiana, uma luta épica resultou na agitação do oceano de leite. Durante esta luta entre as forças do bem e do mal, um veneno, Halahala (massa negra), foi liberado da boca do demônio serpente Vasuki. Toda a criação teria sido destruída se Shiva não tivesse consumido o veneno, resultando em seu apelido, Neelakantha (um de garganta azul).

Chödrön diz para agir como Shiva e engolir os venenos de sua vida. Ela observa que os três venenos que afligem a humanidade são a paixão, a agressão e a ignorância. Em vez de suprimir esses venenos, ela aconselha usá-los para que 'se tornem sementes de compaixão e abertura'. Ela continua,

Quando o sofrimento surge, o tonglen a instrução é deixar a linha da história ir e respirar - não apenas a raiva, o ressentimento ou a solidão que podemos estar sentindo, mas a dor idêntica de outras pessoas que, neste exato momento, também estão sentindo raiva, amargura ou isolamento.

Uma vez que esses venenos fazem parte da condição humana, não faz sentido negar sua existência. Na tentativa de compreender o sofrimento dos outros - envolvendo-nos em empatia - avançamos em direção às dificuldades com um lado mais suave, recusando-nos a recuar. Isso nos ajuda a lidar melhor com nosso próprio sofrimento. O veneno que ajuda você a crescer é um remédio útil. Mas se você tratá-lo como veneno, ele pode destruí-lo a longo prazo.

Considere o que surge como energia desperta

Em vez de se ver como tendo um lado “bom” e “ruim”, tratar cada experiência como parte de sua experiência ajuda no caminho para o contentamento. Em vez de ficar preso a sentimentos de culpa, vergonha e estar errado, Chödrön sugere fazer amizade com esses sentimentos aparentemente conflitantes. Ao fazer isso, você 'dissolve esse senso de dualismo' entre os seus 'lados'.

Isso é especialmente assustador se você se arrepender. Fingir que a vida teria sido esplêndida se você tivesse feito isso ou aquilo no passado o mantivesse preso na história, incapaz de enfrentar o momento presente. Embelezar tragédias não ajuda, nem evitar conflitos. A cada passo, ser capaz de assumir a responsabilidade por suas ações e reações a situações além de seu controle permite que você encontre conforto mesmo nas situações mais desconfortáveis. Essa é a prática.

Chödrön conclui,

Em termos de experiência cotidiana, esses métodos nos incentivam a não nos sentir envergonhados de nós mesmos.… O caos faz parte de nossa terra natal. Em vez de procurar algo mais elevado ou mais puro, trabalhe como ele é.

Uma tarefa difícil para um animal vigilante em exibir sua beleza e glória a cada passo. No entanto, alisar as arestas ásperas requer manuseá-las diretamente. Enfeitá-los ou embelezá-los não é útil, portanto, mergulhar direto na fonte da ansiedade produz resultados muito mais benéficos.

querendo algo que você não pode ter uma palavra

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O próximo livro de Derek, Whole Motion: treinando seu cérebro e corpo para uma saúde ideal , será publicado em 17/07 pela Carrel / Skyhorse Publishing. Ele mora em Los Angeles. Fique em contato Facebook e Twitter .

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