As graves consequências para a saúde de não sonhar

Quarenta por cento dos americanos dormem menos de sete horas por noite. Mas há outro ingrediente importante que está faltando: sonhos.

A privação de sonhos está prejudicando nossas horas de vigília mais do que imaginamos.A privação de sonhos está prejudicando nossas horas de vigília mais do que imaginamos.

Carl Jung acreditava que os sonhos representam realidades arquetípicas obscurecidas durante a consciência desperta. Os sonhos revelam mais do que escondem, escreveu ele, contrariando a ideia de Freud de que os filmes subconscientes eram, por design, secretos. Os sonhos são um componente integral da teoria da individuação de Jung, na qual nossas vidas consciente e inconsciente estão integradas.


Na filosofia junguiana, o conflito e o caos vividos nos sonhos acabam por trazer ordem às nossas vidas. Embora as teorias mais místicas de Jung sejam discutíveis, dado nosso conhecimento atual da neurociência, ele não se enganou sobre a importância de sonhar. Acontece que sua ausência é terrível para nossa saúde.



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Rowan Hooper, editora-chefe da New Scientist , relatórios que a privação crônica de sonhos está prejudicando nossas horas de vigília de várias maneiras. Como escrevi no ano passado, 40% dos americanos dormem menos de sete horas todas as noites; Hooper afirma que esse número é de 60 por cento no Reino Unido.



Essa tendência está causando estragos em nossos sistemas imunológico e metabólico, levando a uma variedade de doenças e obesidade. Esqueça o foco: os aparelhos que nos mantêm acordados até tarde da noite estão arruinando nossos padrões de sono, o que tem consequências de longo prazo em nosso sistema de memória. Um estudar mostrou que negando aos ratos quantidades adequadas de sono REM, o ciclo em que sonhamos, os ratos não conseguiam consolidar memórias.

Podemos pensar que isso é apenas um problema de sono, mas sonhar é inseparável de nossa estada noturna na escuridão. Problemas de sonho e problemas de sono andam de mãos dadas. Dormimos em ciclos, cada um durando cerca de 90 minutos; passamos por três ciclos antes de atingir o REM. Quanto mais dormimos, mais tempo passamos em REM, e é por isso que muitas vezes estamos sonhando ao acordar de manhã. Se dormirmos menos de sete horas, no entanto, fica mais difícil atingir esse nível de REM.



Isso nos deixa mais do que um pouco grogues. Como escreve Hooper, problemas de sono e problemas digestivos também estão relacionados. Além dos transtornos de humor, a falta de sono aumenta nosso nível de estresse durante o dia, o que afeta a forma como digerimos os alimentos. O processo digestivo é interrompido quando não obtemos a quantidade adequada de sono.

Hooper aponta uma conexão entre a digestão dos alimentos e a digestão das emoções. A consolidação da memória é uma razão crítica para sonhar. A combinação de dormir e sonhar atua como um estabilizador emocional. Somos capazes de integrar os eventos do dia em um lugar onde, fisicamente falando, estamos vulneráveis ​​- nossos ancestrais não tinham fechaduras nas portas. Incrivelmente, nos curamos de traumas emocionais mais rapidamente quando dormimos e sonhamos adequadamente.



Exceto que não estamos dormindo o suficiente para percorrer os estágios e aproveitar as vantagens deste antidepressivo circadiano. Em vez disso, ficamos deprimidos e recorremos a substâncias como álcool e produtos farmacêuticos para adormecer. Isso só piora as coisas. Mesmo uma bebida atrasa o REM - esqueça de ficar bêbado. Seu sono está arruinado. Os antidepressivos promovem o sono profundo às custas do REM, que também interrompe nossos ciclos de sonho.

Atualmente, estamos lutando contra muitas epidemias: a crise dos opioides; a crescente disparidade salarial entre os maiores assalariados e todos os demais; falta de moradia; taxas crescentes de ansiedade e depressão; uma epidemia de falta de bom senso. Um 2012 estudar declarou que também estamos no meio de uma epidemia de sono.

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Estamos pagando por essa falta de sonhos de várias maneiras, incluindo criatividade. One 2009 estudar declarou: “Comparado com o repouso tranquilo e o sono não REM, o REM melhorou a formação de redes associativas e a integração de informações não associadas.” Os voluntários que experimentaram mais sono REM estavam mais bem equipados para resolver problemas que exigiam soluções criativas.

Hooper escreve que os sonhos que incluem um “núcleo emocional” parecem ser uma função principal do sono REM. Ele continua,

Você pode sonhar com uma decisão difícil e o cérebro monitora sua resposta emocional a ela. No dia seguinte, sua capacidade de tomar a decisão é mais fácil: você “dormiu sobre isso”. A propósito, esta frase ou algo semelhante existe na maioria dos idiomas.

Ele conclui que devemos examinar os padrões de sono tão seriamente quanto fazemos com a dieta e os hábitos de exercícios. Dediquei uma seção a essa ideia em meu último livro : regeneração e restauração são componentes primários de uma saúde ótima. Você não pode treinar seu corpo para a força cardiovascular e física sem incluir práticas regenerativas como liberação de fáscia, alongamento, meditação e, crucialmente, sono. Não só os seus treinos intensos sofrem, mas também os sistemas mais importantes do seu corpo. O antídoto para uma cultura superestimulada está disponível todas as noites, mas você tem que aproveitar isso.

Assim como para encontrar a motivação para ir à academia, precisamos nos motivar para ir para a cama mais cedo, sem telas ou outros estímulos tecnológicos antes de tentar adormecer. Quando a doença atinge, muitas vezes nos surpreendemos como se ela 'tivesse surgido do nada'. Isso simplesmente não é verdade. Nós envelhecemos todos os dias. Quanto menos atenção prestamos aos padrões biológicos simples que precisamos respeitar, mais sofremos com o passar do tempo.

Encontrar sentido na vida é impossível sem sonhos. Como Jung reconheceu, os sonhos inconscientes afetam nossa capacidade consciente de manifestar o alvo de nossas ambições. Para prosperar, precisamos de toda a energia que pudermos reunir. Existe um espaço no qual nossos sonhos diurnos e noturnos convergem, mas você tem que praticar ambos para descobri-lo.

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Derek Beres é o autor de Movimento Inteiro e criador de Clareza: Redução de ansiedade para uma saúde ideal . Morando em Los Angeles, ele está trabalhando em um novo livro sobre consumismo espiritual. Fique em contato Facebook e Twitter .

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