O jejum torna você mais inteligente?

Um novo estudo em ratos mostra que o jejum aumenta o BDNF, uma proteína que promove o crescimento das conexões neuronais.

O jejum torna você mais inteligente?Mulher lê livro na Feira do Livro de Medellín em 13 de setembro de 2017. (Foto: Joaquin Sarmiento / AFP / Getty Images)

Como todas as tendências dietéticas, a atual mania do jejum está enraizada em uma parte da tradição (vários rituais religiosos incluem o jejum, embora muitos sejam o resultado do gerenciamento de recursos, não da ambição espiritual), uma parte ciência e muitas partes um burburinho exagerado. As alterações metabólicas associadas ao jejum terminam predominantemente quando ele termina, enquanto a perspectiva de viver em um estado perpétuo de jejum não é sustentável para a maioria. Tal como acontece com muitas questões em nutrição, isso nos deixa imaginando os reais benefícios do jejum em comparação com a hipérbole esquecível.



Mark Mattson acha o jejum satisfatório. Ele tem não comi café da manhã em 35 anos. O Chefe do Laboratório de Neurociências do Programa de Pesquisa Intramural do Instituto Nacional de Envelhecimento consome 2.000 calorias diárias em uma janela de seis horas, uma prática chamada jejum intermitente que se tornou especialmente popular nas comunidades de paleo e cetose.



Embora o jejum diário de 18 horas de Mattson o sirva bem, outra tendência de jejum intermitente que ficou famosa por Jimmy Kimmel, a dieta 5: 2, cresceu em popularidade. Neste regime, você efetivamente come o que quiser durante cinco dias por semana - a sabedoria de 'qualquer coisa' é discutível, no entanto - e restringe suas calorias a 500 em dois desses dias. A perceptível perda de peso de Kimmel enviou esta dieta para a estratosfera da Internet.

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A maioria das pessoas começa um desses estilos de jejum intermitente para perder peso. Mattson, no entanto, queria aprender outra coisa: pode o jejum torna você mais inteligente ? De sua recente pesquisa com ratos, a possibilidade agora está sendo considerada.



A equipe de Mattson estudou quarenta ratos. Ambos os grupos consumiram o mesmo número de calorias ao longo do estudo, mas um grupo tirou dia sim, dia não de comer, enquanto o outro grupo comeu normalmente. O grupo de jejum exibiu um aumento de 50 por cento no fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína que John J Ratey, professor clínico associado de psiquiatria na Harvard Medical School, chamadas “Miracle-Gro para o cérebro” devido ao seu papel na promoção de novas conexões neuronais.

Enquanto os neurotransmissores realizam a sinalização, as neurotrofinas como o BDNF constroem e mantêm os circuitos celulares - a própria infraestrutura.

O BDNF, continua Ratey, 'nutre os neurônios como fertilizante'. Uma vez que o aprendizado requer o fortalecimento das conexões neuronais, quanto mais BDNF existir em seu cérebro, mais provável será que essas conexões sejam feitas. Quanto mais BDNF disponível por meio desse processo, maior a probabilidade de essas conexões permanecerem como memória.



Ratey discute o papel do exercício na promoção do crescimento do BDNF, um fenômeno importante que abordei em detalhes em meu último livro : treinar o corpo é tão importante para o cérebro quanto qualquer coisa que associamos à saúde física (como perda de peso). Embora a ênfase cultural no condicionamento físico tenha sido o movimento, pesquisa tem mostrado que, repetidamente, o que você coloca em seu corpo - ou, como Mattson pode argumentar, o que você não colocado em seu corpo - é o fator mais relevante.

para que é usado um arado

A conexão cérebro-corpo tornou-se alimento de marketing para ambiciosas empresas de alimentos saudáveis ​​por décadas, mudando a cada novo fragmento da ciência. Muita desinformação sobre os efeitos “estimulantes do cérebro” dos antioxidantes e “superalimentos” está por aí. O Kombuchá da GT é apenas um exemplo de uma empresa que teve que remover tais alegações de suas garrafas; foi revelado que a empresa também estava mentindo sobre o teor de açúcar de seus produtos.

Durante a maior parte da história, comemos alimentos disponíveis e comestíveis. A própria definição de “alimento” mudou ao longo do século passado, uma vez que a refrigeração e o processamento industrial alteraram completamente nossa percepção do que poderia entrar em nossas bocas. Como comemos hoje é tão diferente quanto o que comemos. Como Mattson contado a NY Times ,

De uma perspectiva evolutiva, é bastante claro que nossos ancestrais não comiam três refeições por dia mais lanches.

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A pesquisa de Mattson com ratos se traduzirá em nós, bípedes? O júri está fora. Um estudo que mostrou um aumento considerável na expectativa de vida dos ratos exibiu um efeito menor em primatas; os benefícios nem sempre são transferíveis. Mas, dadas as notícias positivas recentes sobre jejum, restrição calórica e cetose, é óbvio que comer quando quiser, o que quiser não está funcionando para nossas cinturas. O salto para o nosso cérebro não é muito longe; mais pesquisas sobre essa possibilidade devem ser consideradas.

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Derek é o autor de Whole Motion: treinando seu cérebro e corpo para uma saúde ideal . Morando em Los Angeles, ele está trabalhando em um novo livro sobre consumismo espiritual. Fique em contato Facebook e Twitter .

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