Não se preocupe em se sentir triste: sobre os benefícios de um período azul

No mundo ocidental, existe uma pressão constante para ser feliz. Paradoxalmente, isso torna as pessoas mais propensas à ansiedade e à depressão.

Não se preocupe em se sentir triste: sobre os benefícios de um período azulFoto de Tom Pumford no Unsplash

Em uma conta do Twitter chamada So Sad Today, a escritora americana Melissa Broder tem enviado fragmentos de sua vida interior diária desde 2012. Broder escreve sobre tristeza mundana - 'acordar hoje foi uma decepção' ou 'o que você chama de colapso nervoso i ligue oops, acidentalmente viu as coisas como elas são '- e ela é brutalmente honesta sobre suas próprias deficiências (' ops, machuquei-me em conformidade com os padrões de beleza socialmente aceitos que eu sei que são falsos, mas ainda me sinto compelida a se encaixar 'ou' apenas senti uma centelha de auto-estima e foi tipo, que porra é essa '). O relato se tornou uma sensação, ganhando para ela mais de 675.000 seguidores, e o livro de Broder de ensaios pessoais sobre suas batalhas de saúde mental, também chamado Tão triste hoje , apareceu em 2016.


É surpreendente que a expressão descarada de tristeza de Broder - e todas as emoções de merda - tenha atingido tanto o nervo em um mundo onde os perfis de mídia social das pessoas são imaculadamente selecionados para mostrar seu eu mais feliz. Mas claramente o crescimento cotações de depressão em todo o mundo significa que estamos lutando para ser felizes. Estamos fazendo algo errado? A popularidade de Broder deve nos obrigar a lançar um novo olhar sobre a tristeza e seus primos. Talvez devêssemos considerar o realinhamento com o Românticos , que, como grupo, encontraram consolo em expressar livremente as emoções na poesia. Em sua ‘Ode on Melancholy’ (1820), por exemplo, John Keats escreveu: ‘Sim, no próprio templo de Delight, / Veil’d Melancholy tem seu santuário soberano’. Dor e alegria são as duas faces da mesma moeda - ambas são necessárias para uma vida plenamente vivida.



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Keats pode ter tido Robert Burton em mente aqui, o padre e estudioso do século 17 cujo volumoso volume A anatomia da melancolia (1621) descreveu como a tristeza pode chegar ao limite (algo que passamos a entender como depressão clínica) e como lidar com isso. Ou vários livros de autoajuda do século 16, que, de acordo com para Tiffany Watt Smith, pesquisadora do Centro de História das Emoções da Queen Mary University de Londres, 'tente encorajar a tristeza nos leitores, dando-lhes uma lista de motivos para ficarem desapontados'. Será que o caminho que leva à verdadeira felicidade passa pela tristeza?



Pesquisas recentes sugerem que experimentar sentimentos não muito felizes, na verdade, promove o bem-estar psicológico. UMA estudar publicado no jornal Emoção em 2016, teve 365 participantes alemães com idades entre 14 e 88 anos. Durante três semanas, eles receberam um smartphone que os submetia a seis testes diários sobre sua saúde emocional. Os pesquisadores verificaram seus sentimentos - sejam eles humores negativos ou positivos - e também como perceberam sua saúde física em um determinado momento.

Antes dessas três semanas, os participantes foram entrevistados sobre sua saúde emocional (até que ponto se sentiam irritados ou ansiosos; como percebiam o humor negativo), sua saúde física e seus hábitos de integração social (eles tinham fortes relacionamentos com as pessoas em suas vidas?) Depois que a tarefa do smartphone terminou, eles foram questionados sobre sua satisfação com a vida.



A equipe descobriu que a ligação entre estados mentais negativos e problemas de saúde física e emocional era mais fraca em indivíduos que consideravam o humor negativo como útil. Na verdade, o humor negativo se correlacionou com a baixa satisfação com a vida apenas em pessoas que não perceberam os sentimentos adversos como úteis ou agradáveis.

TEsses resultados refletem a experiência dos médicos. 'Muitas vezes, não é a resposta inicial de alguém a uma situação (a emoção primária) que é problemática, mas sua reação a essa resposta (a emoção secundária) que tende a ser a mais difícil', diz Sophie Lazarus, psicóloga do estado de Ohio Centro Médico da Universidade Wexner. 'Isso ocorre porque muitas vezes recebemos mensagens de que não devemos sentir emoções negativas, então as pessoas são altamente condicionadas a querer mudar ou se livrar de suas emoções, o que leva à supressão, ruminação e / ou evitação.'

De acordo com Brock Bastian, autor de O outro lado da felicidade: adotando uma abordagem de vida mais destemida (2018) e psicólogo da Universidade de Melbourne, na Austrália, o problema é parcialmente cultural : uma pessoa que vive em um país ocidental tem quatro a dez vezes mais probabilidade de sofrer de depressão clínica ou ansiedade ao longo da vida do que uma pessoa que vive em uma cultura oriental. Na China e no Japão, as emoções negativas e positivas são consideradas uma parte essencial da vida. A tristeza não é um obstáculo para experimentar emoções positivas e - ao contrário da sociedade ocidental - não há uma pressão constante para ser alegre.



Esse pensamento pode estar enraizado na educação religiosa. Por exemplo, a filosofia budista indo-tibetana, que tem sido extensivamente estudou por psicólogos ocidentais como Paul Ekman, pede o reconhecimento das emoções e a aceitação da dor como parte da condição humana. Ele enfatiza a compreensão da natureza da dor e as razões que levam a ela. Muitas práticas psicológicas modernas, como a terapia comportamental dialética, agora empregam essa abordagem de reconhecer e nomear as emoções no tratamento da depressão e da ansiedade.

Em um estudar publicado em 2017, Bastian e seus colegas conduziram dois experimentos examinando como essa expectativa da sociedade de buscar a felicidade afeta as pessoas, especialmente quando enfrentam o fracasso. No primeiro estudo, 116 estudantes universitários foram divididos em três grupos para realizar uma tarefa de anagrama. Muitos dos anagramas eram impossíveis de resolver. O teste foi projetado para que todos falhassem, mas apenas um dos três grupos foi instruído a esperar o fracasso. Outro grupo estava em uma 'sala feliz' cujas paredes estavam afixadas com cartazes motivacionais e post-it alegres e receberam literatura de bem-estar, enquanto o grupo final recebeu uma sala neutra.

Depois de completar a tarefa, todos os participantes fizeram um teste de preocupação que mediu suas respostas à falha na tarefa do anagrama e preencheram um questionário criado para avaliar se as expectativas sociais de ser feliz afetavam o modo como processavam as emoções negativas. Eles também fizeram um teste sobre seu estado emocional naquela época. Bastian e sua equipe descobriram que as pessoas na 'sala da felicidade' se preocupavam muito mais com seu fracasso do que as pessoas nas outras duas salas. 'A ideia é que quando as pessoas se encontram em um contexto (neste caso, uma sala, mas geralmente em um contexto cultural) onde a felicidade é altamente valorizada, isso cria uma sensação de pressão que elas deveriam se sentir assim', disse-me Bastian. Então, quando experimentam o fracasso, eles 'ruminam sobre por que não estão se sentindo da maneira que acham que deveriam estar se sentindo'. A ruminação, descobriram os pesquisadores, piorou seu estado de espírito.

No segundo experimento, 202 pessoas preencheram dois questionários online. O primeiro questionou com que frequência e com que intensidade viviam tristeza, ansiedade, depressão e estresse. O segundo - em que as pessoas foram solicitadas a classificar frases como: 'Acho que a sociedade aceita pessoas que se sentem deprimidas ou ansiosas' - mediu em que medida as expectativas da sociedade de buscar sentimentos positivos e inibir os negativos afetaram seu estado emocional. Acontece que as pessoas que pensavam que a sociedade espera que fossem sempre alegres e nunca tristes vivenciaram estados emocionais negativos de estresse, ansiedade, depressão e tristeza com mais frequência.

Tempos dolorosos conferem outros benefícios que nos tornam mais felizes a longo prazo. É durante as adversidades que nos relacionamos mais estreitamente com as pessoas, ressalta Bastian. Experimentando adversidade também cria resiliência. 'Psicologicamente, você não pode se tornar difícil se não tiver que lidar com as coisas difíceis da vida', ele me disse. Ao mesmo tempo, ele alerta que as descobertas recentes não devem ser mal interpretadas. ‘A questão não é que devemos tentar ser mais tristes na vida’, diz ele. 'O que quero dizer é que quando tentamos evitar a tristeza, a vemos como um problema e nos esforçamos pela felicidade sem fim, na verdade não somos muito felizes e, portanto, não podemos desfrutar dos benefícios da verdadeira felicidade.'

Dinsa sachan

Este artigo foi publicado originalmente em Aeon e foi republicado sob Creative Commons.

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