Precisamos mesmo dar 10.000 passos por dia?

Ou é apenas uma jogada de marketing?

o que foi inventado durante a guerra civil

Duas pessoas caminhando por um caminho arborizado.Foto de Beth Macdonald no Unsplash

Quando se trata de estar em forma e saudável, muitas vezes somos lembrados de tentar andar 10.000 passos por dia. Essa pode ser uma meta frustrante de se atingir, especialmente quando estamos ocupados com o trabalho e outros compromissos.




A maioria de nós já sabe que 10.000 passos são recomendados em todos os lugares como uma meta a ser alcançada - mas de onde veio esse número?



A meta de 10.000 passos por dia parece ter vindo de um pedômetro de nome comercial vendido em 1965 pela Yamasa Clock no Japão. O dispositivo foi chamado “Manpo-kei ' , que se traduz em “medidor de 10.000 passos”. Essa era uma ferramenta de marketing para o dispositivo e parecia ter permanecido em todo o mundo como a meta diária. Está até incluído nas metas de atividades diárias de smartwatches populares, como o Fitbit.

Desde então, a pesquisa investigou a meta de 10.000 passos por dia. O fato de que alguns estudos demonstraram que essa meta de etapa melhora a saúde do coração, a saúde mental e até mesmo reduz o risco de diabetes, pode, até certo ponto, explicar por que continuamos com esse número arbitrário.



Na Roma Antiga, as distâncias eram na verdade medido pela contagem de passos . Na verdade, a palavra 'milha' foi derivada da frase latina Passo Mila , que significa 1.000 peças - cerca de 2.000 passos. É sugerido que a pessoa média anda cerca de 100 passos por minuto - o que significaria que levaria um pouco menos de 30 minutos para uma pessoa comum andar um quilômetro. Portanto, para que alguém alcance a meta de 10.000 passos, será necessário caminhar entre 6 e 8 km por dia (cerca de duas horas de atividade).

Mas, embora algumas pesquisas tenham mostrado benefícios para a saúde em 10.000 passos, pesquisa recente da Harvard Medical School mostrou que, em média, cerca de 4.400 passos por dia é suficiente para reduzir significativamente o risco de morte em mulheres. Isso foi comparado a caminhar apenas 2.700 passos diários. Quanto mais passos as pessoas davam, menor era o risco de morrer, antes de estabilizar em cerca de 7.500 passos por dia. Nenhum benefício adicional foi visto com mais etapas. Embora seja incerto se resultados semelhantes seriam observados em homens, é um exemplo de como mover-se um pouco mais diariamente pode melhorar a saúde e diminuir o risco de morte.

Enquanto o Organização Mundial da Saúde recomenda adultos fazem pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (ou 75 minutos de atividade física vigorosa), a pesquisa também mostra que mesmo exercício de baixa intensidade pode melhorar a sua saúde - embora os exercícios de intensidade moderada a melhorem ainda mais. Isso significa que seus passos ao longo do dia podem contribuir para seus 150 minutos de atividade alvo.



A atividade também pode ajudar a mitigar o Danos de sentar por longos períodos de tempo. Pesquisas mostraram que as pessoas que se sentam por oito ou mais horas todos os dias têm um risco 59% maior de morte em comparação com aquelas que ficam sentadas menos de quatro horas por dia. No entanto, eles também descobriram que se as pessoas fizessem 60-75 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada, isso parecia eliminar esse risco aumentado de morte. Portanto, a possibilidade de fazer uma caminhada rápida pode ajudar a mitigar os efeitos negativos de ficar sentado por muito tempo.

Pesquisa recente na Universidade do Texas também demonstrou que, se você caminha menos de 5.000 passos por dia, seu corpo é menos capaz de metabolizar a gordura no dia seguinte. O acúmulo de gordura no corpo também pode aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Isso é ainda apoiado por pesquisa anterior que mostra que as pessoas que caminharam menos de 4.000 passos por dia não conseguiram reverter esse metabolismo diminuído da gordura.

O aumento da atividade física, como a contagem de passos, reduz o risco de morte, melhorando sua saúde, incluindo a redução do risco de desenvolver doenças crônicas, como demência , e certo cânceres . Em alguns casos, ajuda a melhorar as condições de saúde, como Diabetes tipo 2 . O exercício também pode nos ajudar a melhorar e manter nosso sistema imunológico . No entanto, com base na pesquisa atual, parece que dar 10.000 passos por dia não é essencial para benefícios à saúde - metade dessa meta parece ser benéfica.

Se você deseja aumentar o número de passos que dá diariamente, ou simplesmente deseja mover mais, uma maneira fácil de fazer isso é aumentar sua contagem de passos atual em cerca de 2.000 passos por dia. Outras maneiras fáceis de se movimentar mais diariamente incluem caminhar até o trabalho, se possível, ou participar de um programa de exercícios online, se estiver trabalhando em casa. Encontrar-se com amigos para uma caminhada - em vez de em um café ou pub - também pode ser útil. E, dado que mesmo pequenas quantidades de atividade física afetam positivamente sua saúde, fazer pausas regulares para se movimentar se você estiver trabalhando em uma mesa o dia todo ajudará a obter mais atividade física facilmente.

Lindsay Bottoms , Leitor em Fisiologia do Exercício e Saúde, University of Hertfordshire

Este artigo foi republicado de A conversa sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .

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