Muito sono resulta em declínio cognitivo, os pesquisadores descobriram

Conhecemos os perigos de dormir pouco. Agora, para o outro lado da história.

mulher dormindo na camaFoto: Vladislav Muslakvo / Unsplash
  • Pesquisadores da Western University descobriram que dormir mais de oito horas por noite resulta em declínio cognitivo.
  • Pessoas que dormem demais sofrem dificuldades semelhantes em certos testes cognitivos, como aqueles que dormem menos de sete horas.
  • Nem todas as notícias são ruins: uma noite dormindo demais resulta em um impulso cognitivo.

Há anos que ouvimos sobre os perigos de dormir pouco. Com 70 milhões de americanos sofrendo de distúrbios do sono, os riscos de depressão, obesidade, ansiedade e distúrbios psicológicos aumentam quando temos menos de sete horas por noite. Até mesmo problemas de memória se formam quando nós não sonhe o suficiente , que depende da obtenção de ciclos suficientes de sono REM - também lidando com a duração.



Sempre há dois lados em cada história. Você pode morrer de sede ou beber muita água. O mesmo vale para o sono. O maior estudo do sono do mundo acabou de encerrar, oferecendo equilíbrio à maneira como costumamos tratar o sono: Demais também não é bom.



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Publicado no jornal Dormir (onde mais?), os pesquisadores coletaram dados de mais de 10.000 pessoas de todo o planeta. Os pesquisadores do Instituto do Cérebro e da Mente da Western University lançaram este estudo em junho de 2017; mais de 40.000 voluntários inicialmente se inscreveram. Eles preencheram questionários e realizaram uma série de testes para monitorar suas habilidades cognitivas. Como pesquisador ocidental Adrian Owen (localizado em Londres, Ontário) diz :

As pessoas que se logaram nos deram muitas informações sobre si mesmas. Tivemos um questionário bastante extenso e eles nos disseram coisas como quais medicamentos estavam tomando, quantos anos eles tinham, onde estavam no mundo e que tipo de educação eles receberam, porque todos esses são fatores que podem ter contribuído para alguns dos os resultados.



Visualizações: pontuação prevista de desempenho em função da duração do sono, para (A) STM, (B) Raciocínio, (C) Verbal e (D) Pontuação geral, em unidades de desvios padrão. Embora o STM não tenha mostrado uma relação significativa com a duração típica do sono, ele é incluído para comparação. As regiões sombreadas na parte superior e inferior da curva indicam intervalos de confiança de 95% da previsão. As linhas tracejadas verticais indicam a localização dos máximos das curvas, com previsão de intervalos de confiança de 95% sombreados (exceto para STM, onde não puderam ser calculados devido a um termo quadrático não significativo).

O estudo cita uma pesquisa com mais de 250.000 pessoas, na qual 29,2% dos entrevistados afirmaram dormir menos de seis horas por noite; mesmo distúrbios parciais do sono custam à economia canadense US $ 21,4 bilhões a cada ano. Como o funcionamento cognitivo básico requer a colaboração de vários sistemas, o raciocínio e as habilidades verbais são prejudicados quando você dorme muito pouco - ou muito, observam eles. Claro, menos de sete horas por noite é problemático, mas também é mais de oito horas , eles encontraram.

Cambridge Brain Sciences Teste online de 12 pontos abrange uma ampla aplicação de habilidades cognitivas, incluindo memória operacional espacial, raciocínio, planejamento, flexibilidade cognitiva e memória operacional visuoespacial. Um total de 10.886 participantes, incluindo 6.796 mulheres e 4.013 homens (idade média de 41,7 anos), foram avaliados. A quantidade ideal de sono para o raciocínio, habilidades verbais e gerais acabou sendo de 7,16 horas.



Curiosamente, apesar de um mito popular, a idade não tem impacto sobre o sono necessário. Na verdade, não precisamos dormir menos à medida que envelhecemos; na verdade, escrevem os autores, dormir menos com a idade pode ajudar nas doenças de demência e no declínio cognitivo relacionado à idade. Como diz o pesquisador associado e autor principal Conor Wild, o importante é quanto tempo você passa inconsciente.

Descobrimos que a quantidade ideal de sono para manter o melhor desempenho do cérebro é de 7 a 8 horas todas as noites e isso corresponde ao que os médicos dirão que você precisa para manter o corpo em ótima forma também. Também descobrimos que as pessoas que dormiam mais do que essa quantidade eram tão prejudicadas quanto aquelas que dormiam muito pouco.

Um ponto positivo para quem gosta de dormir até mais tarde: uma única noite de 'dormir demais' resulta em um desempenho melhor do que o normal nesses testes. E a má notícia para quem sofre de falta de sono continua: dormir menos de quatro horas por noite equivale a envelhecer quase oito anos.

Esses resultados são importantes, não apenas para a saúde geral de uma pessoa, mas para o funcionamento da sociedade. Como os autores concluem:

Essas descobertas têm implicações significativas no mundo real, porque muitas pessoas, incluindo aquelas em posições de responsabilidade, dormem muito pouco e, portanto, podem sofrer de problemas de raciocínio, resolução de problemas e habilidades de comunicação diariamente.

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