‘Ninguém deveria estar fazendo dieta cetogênica’, diz o principal cardiologista dos EUA

A cetose é conhecida por fazer maravilhas em termos de perda de peso a curto prazo. Mas e os efeitos da dieta a longo prazo?

bacon ou presunto e ovos: alimentos na dieta cetoTalvez seja hora de começar a comer pão novamente. (Imagem: Creative Commons / gov-civ-guarda.pt)
  • O dieta cetogênica é uma das últimas modas dietéticas a varrer os EUA, promissor perda rápida de peso , função cerebral aprimorada e energia sustentada ao longo do dia.
  • Esses efeitos são alcançados pela substituição de alimentos ricos em carboidratos por alimentos gordurosos e ricos em proteínas que acabarão por colocar o corpo em cetose: um estado metabólico natural no qual o corpo queima gordura como combustível em vez de carboidratos.
  • A cetose é conhecida por fazer maravilhas na perda de peso a curto prazo. Mas e os efeitos da dieta à longo prazo ?

De acordo com a Dra. Kim Williams, ex-presidente do American College of Cardiology, ninguém deve adotar a dieta cetogênica em longo prazo - a menos que a perda de peso seja mais importante do que a expectativa de vida.

“Gosto da ideia, do conceito básico: você muda seus hábitos alimentares e muda alguma coisa”, disse Williams Notícias baseadas em plantas . “Infelizmente, a ciência disso está errada. Se tudo o que você queria era perda de peso em curto prazo - e o curto prazo poderia durar um ou dois anos - se isso é tudo que você está procurando, ótimo. '



O argumento de Williams é baseado em um Revisão sistemática de 2013 de 17 estudos que descobriram que as dietas com baixo teor de carboidratos estão associadas a uma maior chance de morte, com riscos particularmente elevados para a saúde cardiovascular.



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“Então, eu estava falando sobre isso e me certificando de que todos estavam ouvindo sobre isso, e então houve um Jornal da American Heart Association publicado alguns anos depois que isolou as pessoas que tiveram um ataque cardíaco no passado, a população de cardiologia que estamos vendo, e eles estavam fazendo uma dieta cetogênica ', disse Williams ao Plant Based News. “Foi um aumento de 53% na mortalidade. Ninguém deveria estar fazendo isso. '



Os autores da revisão sistemática de 2013 ofereceram conselhos semelhantes:

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“Dado o fato de que as dietas com baixo teor de carboidratos provavelmente não são seguras e que a restrição calórica demonstrou ser eficaz na perda de peso, independentemente da composição nutricional, seria prudente não recomendar dietas com baixo teor de carboidratos por enquanto. Mais estudos detalhados para avaliar o efeito da fonte de proteína são urgentemente necessários. '

A dieta cetogênica pode representar riscos de saúde a longo prazo porque 'dietas com baixo teor de carboidratos tendem a resultar em ingestão reduzida de fibras e frutas e aumento da ingestão de proteínas de origem animal, colesterol e gordura saturada, todos fatores de risco para mortalidade' e doenças cardiovasculares, escreveram os autores da revisão.




Que alimentos você pode ou não comer na dieta cetônica?

É importante notar que a revisão se concentrou em dietas de baixo carboidrato, que nem sempre são cetogênicas. Com certeza, existem maneiras equilibradas de adotar a dieta cetogênica, e ela pode ser benéfica para alguns. Além de seus efeitos comprovados de perda de peso, que podem ser especialmente útil para pessoas obesas , a dieta também é um tratamento comprovado para crianças com epilepsia. Isso ocorre porque o estado de cetose produz uma substância química natural chamada ácido decanóico, que pode reduzir as convulsões.

Mas se você está procurando uma dieta segura e com a qual possa contar a longo prazo, siga os conselhos do Dr. Marcelo Campos em artigo publicado no Harvard Health Blog :

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“Em vez de se envolver na próxima dieta popular que duraria apenas algumas semanas a meses (para a maioria das pessoas que inclui uma dieta cetogênica), tente abraçar uma mudança que seja sustentável a longo prazo. Uma dieta balanceada e não processada, rica em frutas e vegetais muito coloridos, carnes magras, peixes, grãos inteiros, nozes, sementes, azeite de oliva e muita água parece ter a melhor evidência de uma vida longa, saudável e vibrante. '

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