O que o seu café da manhã realmente faz ao seu cérebro

O café da manhã é bom para você - se você o beber na hora certa.

mão segurando a xícara de caféfoto por Clay Banks sobre Unsplash
  • A cafeína, o principal estimulante encontrado no café, atua em nível químico para fornecer energia, substituindo a adenosina bioquímica, que o cansa.
  • A cafeína traz muitos benefícios à saúde, como um aumento no metabolismo e um aumento no desempenho físico / força muscular.
  • Para obter os impactos mais positivos de sua ingestão diária de cafeína, beba café entre 10 da manhã e 12 horas ou entre 2 da tarde e 5 da tarde.

De acordo com Organização Internacional do Café (ICO), o mundo derrama cerca de 1,4 bilhão de xícaras de café por dia. Isso pode explicar por que você confia tanto no seu Keurig todas as manhãs ou por que para no Starbucks a caminho do trabalho, embora já esteja atrasado.



Como o café da manhã realmente afeta seu cérebro? E o mais importante: há certas horas do dia em que o aumento da cafeína com café é melhor para a saúde?



Seu cérebro no café

Cafeína , o principal estimulante do café, atua em nível químico para dar um impulso de energia. No entanto, a cafeína é estruturalmente semelhante a outra substância química criada naturalmente no corpo, chamada adenosina , o que o deixa cansado.

Algumas substâncias imitam neurotransmissores naturais e podem ocupar seu lugar em receptores. Por exemplo, a morfina pode se ligar aos receptores no cérebro destinados às suas endorfinas (que é um tipo natural de 'morfina' produzida pelo seu cérebro).



A cafeína substitui a adenosina, que aumenta a adrenalina e faz com que a dopamina dure mais tempo.

Semelhante à forma como a morfina se liga aos receptores de endorfina, a cafeína do café da manhã se liga aos receptores de adenosina do cérebro, evitando que o bioquímico o canse.

A cafeína também aumenta o suprimento de adrenalina, o que aumenta a frequência cardíaca e permite que o sangue bombeie mais rápido. Ao mesmo tempo, a cafeína impede que a dopamina seja reabsorvida em seu sistema, o que permite que ela permaneça no cérebro por mais tempo, fazendo com que você sinta seus efeitos positivos (como felicidade) por mais tempo.



Essa persistência de dopamina é o que muitas vezes faz com que o cérebro anseie por mais cafeína. Afinal, embora a própria dopamina não é inerentemente viciante , ele desempenha um grande papel em muitos vícios.

Mais café significa mais receptores de adenosina, o que significa mais café ...

O cérebro é um sistema complexo e intrincado. Quanto mais café você bebe, mais receptores de adenosina são formados, o que significa que pode ser necessário mais café para mantê-lo acordado agora do que quando você começou a beber café como um jovem adulto.

De acordo com pesquisa , a cafeína tem meia-vida de cerca de 6 horas.

Nos primeiros 10 minutos, a cafeína entra em sua corrente sanguínea e é bombeada por todo o corpo, causando um aumento na pressão sanguínea e na freqüência cardíaca.

Até 20 minutos após a ingestão, a cafeína se liga aos receptores de adenosina, neutralizando a fadiga. Os níveis de dopamina aumentam e permanecem, o que proporciona ao bebedor uma sensação de alerta e concentração.

Em 30 minutos, suas glândulas supra-renais engrenam em alta velocidade e começam a produzir mais hormônios. Durante esse tempo, sua visão pode ficar mais nítida devido à dilatação das pupilas.

Em 40 minutos, seu corpo começa a produzir mais serotonina, o que melhora a função dos neurônios na medula espinhal - isso leva a uma melhor coordenação e força muscular.

Após 4 horas, seu metabolismo aumenta, razão pela qual você queima energia mais rápido. Seu corpo começa a quebrar as gorduras armazenadas durante esse período.

Em 6 horas, o café líquido passa pelo seu sistema e você provavelmente sentirá vontade de urinar, tempo durante o qual aproximadamente metade da cafeína que você consumiu é expelida.

Como fazer com que seu hábito de tomar café beneficie você

conceito de hora do café xícara de café em fundo em branco com relógio

A hora do dia em que você bebe o café pode significar a diferença entre um bom hábito e um mau hábito.

foto por bluehand no Shutterstock

Claro, com qualquer coisa com cafeína, a moderação é fundamental. Quando consumida em excesso, a cafeína pode causar ansiedade, palpitações cardíacas e problemas de sono.

De acordo com Relatórios do Consumidor , até 400 mg de cafeína por dia (o que equivale a duas a quatro xícaras de 240 ml) pode fazer parte de uma dieta saudável, mas qualquer coisa acima de 600 mg por dia é demais.

Quais são os benefícios do café para a saúde?

Apesar do que lhe foi dito, há várias maneiras de sua ingestão diária de cafeína ser boa para você. O café não só pode melhorar seus níveis de energia, mas pode fazer com que seu cérebro funcione em níveis ótimos , tornando você mais inteligente.

Alguns outros benefícios do café para a saúde incluem:

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  • Aumentando o seu metabolismo
  • Melhorando seu desempenho físico
  • Ajudando você com a ingestão de nutrientes (as vitaminas B2, B3, B5, manganês e potássio são encontradas no café)
  • Reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2
  • Ajudando a combater os sintomas da depressão e a deixá-lo mais feliz
  • Fornecendo uma fonte de antioxidantes

Consumir cafeína quando os níveis de cortisol estão altos diminui os benefícios para a saúde.

Cortisol , um hormônio do estresse que ocorre naturalmente, tem um ritmo circadiano muito distinto que é regulado pelo marca-passo central do cérebro. A interrupção desse ritmo pode levar a anormalidades metabólicas, fadiga e baixa qualidade de vida, de acordo com um estudo de 2009 publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Consumir cafeína quando seus níveis de cortisol estão em um pico natural pode levar a interferência na produção de cortisol e um aumento em sua tolerância, o que pode impactar sua resposta ao estresse e fará com que você precise cada vez mais de cafeína com o passar do tempo.

Qual é a melhor hora para tomar café?

Os níveis de cortisol em seu corpo estão em um pico natural três vezes por dia, uma das quais é de manhã cedo. De acordo com este artigo na Time Magazine , os melhores horários para tomar café (ou ingerir cafeína) são entre 10 da manhã e 12 horas, e novamente entre 2 da tarde e 5 da tarde.

Isso permitirá que seu cérebro aproveite ao máximo o pico de cafeína, já que não está substituindo nenhuma outra função importante, como a liberação de cortisol que ocorre naturalmente várias vezes ao dia.

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