Como entrar no 'estado de fluxo' para criatividade sem esforço

Olhando de forma moderna para um conceito milenar.

Como entrar no foto por A L L E F. V I N I C I U S Δ sobre Unsplash
  • Experimentamos o 'estado de fluxo' quando uma determinada tarefa se torna fácil e o tempo passa sem que percebamos.
  • O conceito apareceu em muitas filosofias antigas, como o estoicismo e o taoísmo, e pesquisas modernas confirmaram que essa experiência é real.
  • Aprendendo mais sobre o estado de fluxo e como acioná-lo, podemos trabalhar de forma mais produtiva e nos sentir mais satisfeitos com a vida.

Ao escrever o Princípios Matemáticos , Isaac Newton disse ter esquecido de comer, tomar banho e dormir. Michelangelo também costumava se tornar tão absorto em suas pinturas que ele se esquecia de comer ou dormir. Alguns de vocês sem dúvida tiveram uma experiência em que as horas pareceram minutos, quando estavam tão envolvidos na tarefa que esquecer uma refeição é um risco real.



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Se for esse o caso, você experimentou algo chamado 'estado de fluxo'.



A ideia de fluxo existe há milênios. O conceito taoísta de wu wei , ou ação sem esforço, é muito semelhante ao fluxo, bem como a ideia de Aristóteles de eudaimonia , ou o estado de possuir um 'bom espírito'. No entanto, este conceito antigo só recentemente foi estudado e caracterizado empiricamente.

O psicólogo Mihály Csíkszentmihályi (pronuncia-me-high chick-send-me-high) estudou pela primeira vez os estados de fluxo na década de 1970. As experiências de pintores como Michelangelo o inspiraram a estudar o fenômeno, que ele definiram como 'estando tão envolvido em uma atividade que nada mais parece importar. O ego desaparece. O tempo voa. Cada ação, movimento e pensamento segue inevitavelmente do anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades ao máximo. ' É um estado absorvente e intrinsecamente gratificante em que entramos quando realizamos certas tarefas.



Qual é o estado de fluxo?

O fluxo só acontece quando você tem o nível certo de habilidade para uma tarefa com o nível certo de desafio. Especificamente, Csíkszentmihályi identificou três componentes necessários para entrar no estado de fluxo:

  1. A atividade deve ter um conjunto claro de objetivos e progresso, o que adiciona direção e estrutura à tarefa.
  2. A tarefa em questão deve ter um feedback claro e imediato, o que permite que a pessoa se ajuste à natureza evolutiva da tarefa e saiba como está indo.
  3. Deve haver um bom equilíbrio entre o desafio percebido da tarefa e as próprias habilidades percebidas do indivíduo.

Pintar, por exemplo, é uma grande tarefa para induzir ao estado de fluxo. É claro que quando uma pintura é terminada, é claro como está se saindo bem e, se o pintor tiver talento, o ato de pintar pode ser satisfatoriamente desafiador.

Quando no estado de fluxo, um indivíduo experimenta intenso foco e concentração no momento presente. Suas ações e consciência se fundem, de modo que parece que a tarefa está quase se realizando. Apesar disso, ainda existe uma sensação de controle pessoal sobre a tarefa em questão, e executá-la parece intrinsecamente gratificante. É uma experiência sublime pela qual muitas pessoas passam a vida buscando, e é a manifestação prática da frase 'encontre um emprego que ame e nunca mais trabalhará um dia na sua vida'.



O gráfico abaixo mostra a importância da combinação certa de desafio e habilidade para entrar no estado de fluxo. Pouca habilidade e muito desafio produzirão ansiedade, enquanto muito pouco desafio e muita habilidade simplesmente serão relaxantes.

Wikimedia Commons

Como seguir o fluxo

Quase todo mundo experimenta o fluxo em um ponto ou outro durante suas vidas. Enquanto sobre quinze por cento das pessoas relatam que nunca experimentam fluxo, alguns poucos sortudos foram encontrados para ter um autotélico personalidade, ou uma propensão para buscar e experimentar o fluxo. Com base no Big Five traços de personalidade, pessoas autotélicas tendem a marcar alto em extroversão e consciencioso e baixo em neuroticismo e amabilidade. Esta última característica pode parecer estranha, mas a baixa agradabilidade das pessoas autotélicas tem mais a ver com uma certa arrogância e egocentrismo - a personalidade do ' criativo rabugento '- do que com hostilidade absoluta para com os outros.

Para o restante de nós, no entanto, o fluxo é algo que precisamos buscar incessantemente. Na filosofia utilitarista, o paradoxo do hedonismo afirma que buscar a felicidade diretamente não produz felicidade; em vez disso, a felicidade é um subproduto da realização do trabalho e das atividades que amamos realizar - em resumo, realizar as tarefas intrinsecamente gratificantes que nos dão fluxo. Isso não está apenas no domínio da filosofia; há evidências empíricas de que experimentar aumentos de fluxo sensações e emoções positivas .

Sem dúvida, o critério mais importante na busca do fluxo é escolher a tarefa certa. Muitas coisas que buscamos em nosso tempo de lazer - como assistir TV - não nos fornecem realmente acesso ao estado de fluxo. Em vez disso, as tarefas que provavelmente incentivam o fluxo tendem a ter grandes consequências (por exemplo, escalada ou falar em público), feedback claro e ocorrem em um ambiente rico e variado (não em seu cubículo de escritório). Steven Kotler, cofundador do Projeto Flow Genome, identificou vários 'gatilhos' de fluxo que tornam mais provável a entrada no estado de fluxo. Para ouvi-lo descrever esses gatilhos e como atingir o fluxo, confira o vídeo abaixo.

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