Estudo de Harvard encontrou mistura perfeita de frutas e vegetais para reduzir o risco de morte

Comer vegetais é bom para você. Agora podemos parar de debater o quanto devemos comer.

Estudo de Harvard encontrou mistura perfeita de frutas e vegetais para reduzir o risco de morteCrédito: Engin Akyrut / Unsplash
  • Um grande estudo novo confirma que cinco porções de frutas e vegetais por dia podem reduzir o risco de morte.
  • O benefício máximo é encontrado em duas porções de frutas e três de vegetais - nada mais oferece nenhum benefício extra de acordo com os pesquisadores.
  • Nem todas as frutas e vegetais são iguais. As folhas verdes são melhores para você do que milho e batata amiláceos.

Embora poucas pessoas contestem que frutas e vegetais são bons para você, pode haver alguma confusão sobre quantas porções deles você deve comer em um determinado dia. O USDA recomenda que as pessoas comam de cinco a nove por dia, com os padrões internacionais convergindo em torno de cinco ou seis, embora alguns vão muito mais alto .



Felizmente, um novo estudar que revisou a saúde e as dietas de 100.000 pessoas e combinou com metaestudos dos dados disponíveis coloca o debate sobre quantas porções por dia você deve descansar.



Os pesquisadores acompanharam 66.719 mulheres do Nurses 'Health Study e 42.016 homens do Health Professionals Follow-up Study para ver como sua dieta afetava sua saúde a longo prazo e as taxas de mortalidade. Ao longo das três décadas de acompanhamento, desenvolveu-se uma relação clara e não linear entre quantas porções de frutas e vegetais as pessoas consumiam por dia e o risco de morte.

Esse risco geral atingiu seu ponto mais baixo com cinco porções por dia - duas de frutas e três de vegetais - com aumentos adicionais sem nenhum benefício adicional. O tipo de vegetal consumido também importava, com vegetais ricos em amido, como milho e batata, tendo menos benefícios do que outros tipos. Os sucos de frutas também foram menos úteis do que apenas comer as frutas. Por outro lado, verduras folhosas, cenouras, frutas cítricas e bagas demonstraram benefícios à saúde.



Os benefícios líquidos disso em comparação a receber apenas duas porções por dia (mais ou menos o que o americano típico é comendo ) são notáveis. Em média, o risco de morte por todas as causas é 13% menor, o risco de morte por doença cardiovascular 12% menor, o risco de morte por câncer 10% menor e o risco de morte respiratória 35% doença .

Para confirmar as descobertas, os pesquisadores realizaram uma meta-análise de 26 outros estudos envolvendo dois milhões de pessoas. Os resultados foram semelhantes, com a maior redução na mortalidade ocorrendo na marca de cinco por dia, embora um estudo tenha descoberto que comer 10 porções por dia oferece alguma melhora nisso.

Para aqueles que são inseguro , uma porção de fruta é uma fruta de tamanho médio (como um maçã ), meia xícara de algo enlatado ou um quarto de uma xícara de algo seco . Quando se trata de vegetais, uma xícara de folhas verdes é uma porção, assim como meia xícara de qualquer outra coisa que seja fresca, enlatada ou congelada.



O estudo não está isento de problemas. Os dados dietéticos são relatados pelos próprios e podem ser imprecisos. Os participantes também podem escolher comer melhor à medida que sua saúde diminui, reduzindo os benefícios observados. Acima de tudo, o estudo foi observacional e a causa não pode ser provada. Apesar dessas limitações, o estudo fornece uma grande sustentação para a ideia de que comer mais frutas e vegetais é bom para você.

Agora, para resolver o problema de colocá-los em seu refeições .

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