Você pode aprender a controlar seus sonhos?

Enquanto 50% das pessoas dizem que tiveram um sonho lúcido, apenas 20% os têm regularmente.

Um homem controlando seus sonhos.

Um funcionário posa em frente a 'Fratelli d'Italia' (2005-2016) de Matthias Schaller no Victoria and Albert Museum durante uma foto para a exibição Opera: Passion, Power and Politics em 26 de setembro de 2017 em Londres, Inglaterra.



Jack Taylor / Getty Images

Você já teve um sonho tão real que o confundiu com a realidade? Este é um estado denominado sonho lúcido. Verdade seja dita, pouco se sabe sobre o sono, uma condição em que vivemos cerca de um terço da nossa vida. A pessoa média com mais de 10 anos sonha cerca de 4-6 vezes por noite.




Conduzindo experimentos usando uma máquina de EEG em assuntos adormecidos, um corpo de pesquisa descobriu que três elementos devem estar presentes para alguém ter um sonho: eles devem ter um nível adequado de atividade cerebral, estímulos externos devem ser excluídos e a autoconsciência deve ser desligada. A exceção são os sonhos lúcidos, quando você está realmente ciente de que é um inseto preso no âmbar da sua própria mente.

Esse tipo de sonho tem sido um mistério para os cientistas. Esse estado dá ao sonhador uma liberdade excepcional. Você pode voar, por exemplo, ou visitar um ente querido que faleceu e contar-lhe todas as coisas que você nunca contou. Em uma pesquisa bem conceituada, os pesquisadores descobriram que cerca de 50% das pessoas tiveram um sonho lúcido em algum momento da vida, enquanto 20% os têm frequentemente. A coisa sobre os sonhos lúcidos é que eles são excitantes. Seus sentidos estão vibrantes. Tudo parece e parece tão real. Você acorda sentindo-se animado.



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Uma epidemia de privação de sono e um aumento nos distúrbios do sono podem estar limitando o número de sonhos lúcidos que temos, por limitar o sono REM. Crédito: Getty Images.

Existem várias comunidades online que discutem sonhos lúcidos ou conscientes, ajudam uns aos outros a interpretá-los e discutem como induzi-los e controlá-los. Seus métodos poderiam ser legítimos? Um experimento marcante de 1981 provou que você pode controlar conscientemente seus sonhos. Os participantes puderam sinalizar para os pesquisadores por meio de movimentos oculares pré-arranjados durante o sono REM. Embora existam vários aplicativos diferentes dedicados a induzir sonhos lúcidos, não há muitas evidências para apoiá-los.



Um estudo de alemão descobriram que aqueles que são naturalmente propensos a sonhos lúcidos têm um córtex pré-frontal maior e podem ultrapassar os outros em certas habilidades cognitivas, como auto-reflexão e metacognição ou ponderação dos próprios processos de pensamento. Alguns estudos descobriram que focar nos problemas de um sonho lúcido pode oferecer resultados no mundo real. Os tipos criativos também podem ser mais propensos a sonhos lúcidos.

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Aqueles propensos a sonhos lúcidos podem se sobressair em metacognição e autorreflexão. Crédito: Getty Images.

Uma maneira de induzir esse sonho é simplesmente pedir um. Segundo a psicóloga Deirdre Barret, da Universidade de Harvard. Ela é a autora do livro: O Comitê do Sono: como artistas, cientistas e atletas usam sonhos para resolução criativa de problemas - e como você também pode . De acordo com Barret, a melhor maneira é pensar ou dizer a cada noite, logo na hora de ir para a cama: 'Esta noite, quando sonho, quero perceber que estou sonhando'.

Você também pode fazer um esforço consciente para reconhecer melhor quando está sonhando e quando está consciente. Para fazer isso, esteja mais ciente do que está ao seu redor quando acordado. O pensamento é: quanto mais você puder separar os estados de sonho e vigília, mais você perceberá e se lembrará de seus sonhos e melhor poderá controlá-los. Como os sonhos são diferentes da realidade? As coisas geralmente são um pouco mais escuras. Você não pode ler. O texto parece truncado. Você não pode ver seus pés. Parece que você está flutuando. E se você se olhar no espelho, sua imagem ficará confusa. Nossa mente não consegue controlar nossa própria imagem em um estado de sonho.

Um truque de alarme pode funcionar, mas não será divertido. Crédito: Getty Images.

Existem evidências de que você tem mais probabilidade de ter um sonho lúcido se for acordado durante estágios mais profundos do sono e depois voltar a dormir. Defina dois alarmes com cerca de meia hora no meio durante a noite ou nas primeiras horas da manhã, para tentar induzir o estado de lucidez.

Se você tem alguém de fora que está disposto a ajudar em sua busca pelo sono, pode criar uma situação em que, enquanto você está em um sono profundo, ele sussurra certas palavras importantes para você, ou espirra um pouco de água em você, brilhe luz brilhou em seus olhos , ou reproduza uma mensagem gravada, ou mesmo exerça pressão sobre um de seus membros. Qualquer um deles pode induzir ao estado de lucidez. Ou irritar você.

Há outro obstáculo. Os estudos do sono que oferecem evidências sobre como induzir sonhos lúcidos geralmente contam com participantes que já os vivenciam regularmente e sabem como controlá-los. Outra questão é que o número de estudos sobre o tema como um todo é limitado. Ainda assim, está provado que você pode controlar seus sonhos. E muitas pessoas afirmam que podem.

Na verdade, a prática da ioga dos sonhos tem sido praticada por alguns monges budistas por mil anos ou mais. Pode até haver conexões entre sonhos lúcidos, meditação e a prática da atenção plena . Portanto, se você quiser experimentar, poderá desfrutar o estado de lucidez conscientemente e até mesmo se beneficiar dele.

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Para saber mais sobre a ciência do sonho, clique aqui:

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