Por que é tão difícil parar de ficar obcecado com as coisas - e o que fazer a respeito

Tente não pensar em suas mãos. Agora aproveite alguns minutos sem conseguir parar de pensar neles.

o que acontece quando você morre ciência

Por que é tão difícil parar de ficar obcecado com as coisas - e o que fazer a respeitoFonte da imagem: TheVisualsYouNeed / Shutterstock
  • O 'problema do urso branco' descreve aquela situação em que não podemos parar de pensar em algo, não importa o quanto tentemos.
  • Nessas ocasiões, seu processo mental coloca duas partes de seu cérebro uma contra a outra.
  • A pesquisa apóia algumas maneiras de sair dessa roda de hamster enlouquecedora.

São quatro horas antes que você precise se levantar, e o cachorro late para um esquilo do lado de fora da janela. O cego desce, o cachorro volta a dormir, mas aí você fica deitado, sem dormir, suas rodas girando loucamente, obcecado aquela coisa . Você simplesmente não consegue parar de pensar nisso e precisa dormir.



Como você pode voltar a dormir de que tanto precisa? Você poderia tentar descobrir por que seu cérebro não lhe dá uma pausa aqui - você poderia pensar no 'problema do urso branco' ou na 'teoria do processamento irônico'.



O problema do urso branco

Apenas uma criança inocente, olhando para você. Fonte da imagem: Eric Isselee / Shutterstock

Pode ser muito difícil deliberadamente não pense sobre alguma coisa. Em 1863, em seu ensaio 'Notas de inverno sobre impressões de verão', Dostoiévski apresentou pela primeira vez um desafio: Tente não pensar em um urso polar branco . Vá em frente. Experimente se quiser.



O psicólogo de Harvard Daniel Wegner mais tarde descobriu a passagem e ficou intrigado com a dificuldade de bloquear seus próprios pensamentos de urso branco. Falando na convenção anual da American Psychological Association (APA) de 2011, ele lembrou , 'Fiquei realmente encantado com isso. Parecia tão verdade. ' Em 1987, o Dr. Wegner publicou os resultados de sua investigação científica sobre o problema em Journal of Personality and Social Psychology (Vol. 53, No. 1). Seu experimento foi muito simples e o resultado estranho.

Wegner pediu a um grupo de participantes que descrevesse continuamente seu fluxo de consciência em voz alta enquanto pensava em um urso polar branco por um período de cinco minutos. Cada vez que conseguiam, eram instruídos a tocar uma campainha.

Com um segundo grupo, as instruções eram as mesmas, mas com uma diferença fundamental: eles foram instruídos não pensar em um urso polar branco. Eles não conseguiam se conter e tocavam seus sinos em média mais de uma vez a cada minuto.



Finalmente, Wegner pediu ao segundo grupo para repetir o experimento enquanto pensava deliberadamente no urso polar. Acontece que eles tocaram seus sinos ainda mais do que o primeiro grupo a quem foi dito para pensar no urso desde o início.

A lição de Wegner foi que tentar não pensar em um urso polar branco ironicamente significava apenas mais provavelmente você não conseguiria tirar um da sua mente.

A teoria irônica do processo

Fonte da imagem: Tio leo / Katrina Lee / Shutterstock / gov-civ-guarda.pt

Ao longo da próxima década, Wegner conduziu pesquisas adicionais sobre por que esse fenômeno ocorre. Ele viu evidências de que, enquanto uma parte do cérebro está obedientemente bloqueando pensamentos sobre um urso branco, outra parte, 'prestativamente', verifica periodicamente para ter certeza de que você está tendo sucesso, lembrando-o do urso branco novamente. Wegner ironicamente chamou isso de ' processo irônico , 'e certamente não é um exemplo do nosso cérebro no seu melhor.

Banindo seu urso branco

Fonte da imagem: Robert Mcgillivray / Shutterstock

Existem alguns métodos diferentes que foram propostos para tirar um pensamento obsessivo da cabeça.

Em sua palestra APA, Wegner sugeriu:

  • Volte a direcionar seu foco mental para outra coisa que lhe interesse para tirar sua mente do urso branco . Wegner descobriu que isso funcionava até mesmo quando os sujeitos simplesmente substituíram o urso por um Volkswagen vermelho. Claro, tirando o carro da cabeça deles ...
  • Designe outro momento para pensar sobre o assunto . Wegner disse que algumas pessoas acham útil reservar horários específicos, talvez uma hora por dia, para pensar sobre seus ursos brancos pessoais. A ideia é se permitir adiar a obsessão para um momento mais conveniente e tirá-la do seu caminho por enquanto.
  • Reduza a multitarefa . Aparentemente, as pessoas cujos cérebros estão regularmente sobrecarregados tendem a pensar na morte com mais frequência, um dos ursos brancos clássicos e mais insidiosos.
  • Exposição . Pegando uma dica do primeiro estudo de Wegner, reserve um pouco de tempo para ficar obcecado para evitar que o assunto volte à sua cabeça com ainda mais frequência. Basicamente, você está deixando sair um pouco de vapor daquela panela de pressão mental em que sente que está preso.
  • Meditação e atenção plena . Ambas as práticas podem aumentar suas habilidades de controle mental e podem fortalecer sua capacidade de parar a roda girando quando você precisa.

Uma abordagem muito diferente vem do Dr. Jennice Vilhauer , escrevendo para Psicologia Hoje . Ela oferece as seguintes coisas para tentar quando você ficar preso na ruminação negativa:

  • Envolva-se em uma atividade em uma frequência emocional diferente . Tente fazer ou pensar em algo que mude seu humor de maneira positiva para mudar essencialmente o canal emocional.
  • Escreva todas as razões pelas quais o que você teme não acontecerá . Muitos de nossos pensamentos obsessivos são preocupações e, ainda assim, a maioria das coisas com as quais nos preocupamos nunca acaba acontecendo. Pode ser útil lembrar-se de que só porque você pode imaginar de forma realista algo ruim acontecendo, não significa que vontade . Uma lista como esta pode ajudá-lo a desistir da borda.
  • Anote todas as razões pelas quais, mesmo que o pior cenário acontecesse, você ainda estaria bem . Provavelmente, você já passou por várias situações difíceis e é mais hábil em sobreviver ou superá-las do que acredita. Este pode ser um bom momento para se lembrar de como lidaria com o resultado que teme, para torná-lo menos opressor.
  • Crie uma reformulação orientada para a ação e focada na solução . Vilhauer sugere a construção de uma nova descrição interna de seu urso branco, estruturada como um quebra-cabeça de problema / solução. Isso pode acalmar a ansiedade que faz sua mente disparar. Três etapas podem levar você lá:
    1. O que eu acredito que esta situação significa para mim? Catalogue especificamente aquelas coisas que estão realmente em risco como resultado daquilo pelo qual você está obcecado.
    2. O que eu quero que aconteça? Imagine-se saindo do outro lado desse problema. Se você vê o problema como uma oportunidade, onde gostaria de se encontrar?
    3. O que posso fazer para que isso aconteça? Ok, o que seria necessário para chegar ao resultado desejado? É hora de fazer um plano.

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