Estudo: Macarrão não é ruim para você, afinal

Uma análise de 32 estudos de controle randomizados mostrou que a massa, como parte de uma dieta de baixo índice glicêmico, não contribuiu para o ganho de peso nos participantes.

Estudo: Macarrão não é ruim para você, afinalImagem: Pixabay

A dieta mediterrânea é amplamente considerada uma das mais saudáveis ​​do mundo, considerada a principal razão pela qual há tantos centenários em lugares como a vila italiana de Acciaroli. No entanto, a massa, um alimento básico da dieta mediterrânea, foi vilipendiada nos últimos anos graças a dietas com baixo teor de carboidratos, como paleo e ceto.


Uma nova estudar sugere que isso não é totalmente justificado e que a massa pode fazer parte de uma dieta saudável que realmente ajuda as pessoas a perder peso.



Pesquisadores do St. Michael's Hospital em Toronto, Canadá, examinaram 32 estudos de controle randomizados anteriores nos quais cerca de 2.500 participantes comeram macarrão como parte de uma dieta de baixo índice glicêmico (IG) - em outras palavras, eles comeram alimentos que aumentam os níveis de açúcar no sangue de forma relativamente lenta .



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Os resultados desses estudos mostraram que comer macarrão como parte dessa dieta balanceada não contribuiu para o ganho de peso ou aumento dos níveis de gordura. Na verdade, o participante médio perdeu um pouco mais de meio quilo ao longo dos estudos.


Uma porção de massa do tamanho de um punho fechado geralmente equivale a uma porção. (Imagem: Pixabay)



“No contexto do peso, manter uma alimentação saudável e balanceada, neste caso, uma dieta de baixo índice glicêmico (comer macarrão) não vai sabotar ou desfazer seus objetivos e pode até ajudá-lo a alcançá-los em termos de peso , ”Disse ao MSN o autor principal do estudo, John Sievenpiper.

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Isso pode parecer estranho, considerando que a massa é um alimento processado e um carboidrato refinado. Mas o processamento pelo qual a massa passa, na verdade, deixa seu amido menos digerível - e mais lentamente absorvido pelo corpo - do que outros alimentos processados. Isso faz com que você se sinta saciado por mais tempo e, com sorte, ajuda a evitar o desejo por junk food entre as refeições.

“Esses resultados são importantes, dadas as mensagens negativas com as quais o público tem sido inundado em relação aos carboidratos, mensagens que parecem estar influenciando suas escolhas alimentares, como evidenciado pelas reduções recentes na ingestão de carboidratos, especialmente na ingestão de massas”, escreveram os autores.



“Portanto, ao contrário das preocupações, talvez a massa possa fazer parte de uma dieta saudável, como uma dieta de baixo IG”, disse Sievenpiper em um comunicado.

Uma dieta de baixo IG também pode incluir a maioria das frutas e vegetais, feijão e nozes, enquanto pão branco, bagels e bolos são exemplos de alimentos de alto IG com açúcares que são rapidamente absorvidos e digeridos pelo corpo.

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Nichola Ludlam-Raine, nutricionista e porta-voz da British Dietetic Association, disse Newsweek que os carboidratos não são o diabo - tudo se resume a como você os incorpora à sua dieta.

“A razão pela qual os carboidratos têm uma má reputação é que tendemos a comer muito deles e então sufocá-los com gordura e açúcar, ou seja, calorias extras. Por exemplo, grandes tigelas de massa com queijo e cereais açucarados. Portanto, não são os carboidratos em si que causam ganho de peso, é o tamanho da porção em que os comemos e o que adicionamos a eles que conta. ”

Então, em vez de comer macarrão com molho vermelho e carne vermelha, por mais delicioso que seja, você pode preparar um prato italiano favorito, como espaguete com alho e azeite , que é macarrão com azeite, alho, sal, queijo parmesão e talvez um pouco de salsa e pimenta vermelha.

“Não é a quantidade de gorduras ou carboidratos em sua dieta que importa, é a qualidade geral e levar ambos em consideração”, disse Ludlam-Raine.

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