Acontece que nem tudo sentado é ruim para você

O contexto é tudo.

Dois homens vestindo camisas amarelas brilhantes, sentados em um banco e olhando para um vale verde. Yevhenii Kershkov sobre Unsplash

A pandemia COVID-19 introduziu uma série de novos comportamentos nas rotinas diárias, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos. Enquanto isso, muitos comportamentos antigos, como ir a eventos, comer fora e ver amigos, foram suspensos.




No entanto, um antigo comportamento que persistiu, e foi provavelmente amplificado devido ao COVID-19, está sentado - e não é surpreendente ver por quê. Quer esteja sentado durante o transporte, trabalho, tempo de tela ou mesmo as refeições, os ambientes e atividades cotidianas são adaptados quase exclusivamente para ficar sentado por muito tempo. Como tal, comportamentos sedentários, como sentar-se, constituem a grande maioria do nosso dia acordado.



As estimativas pré-COVID-19 colocam o comportamento sedentário médio de um adulto canadense em torno de 9,5 horas por dia . O tempo sedentário diário atual é provavelmente ainda maior como resultado de pedidos de permanência em casa, limitações nos negócios e instalações recreativas, e ansiedade elevada de saúde .

Saúde vs. bem-estar

Isso é um problema, visto que níveis excessivos crônicos de tempo sedentário foram associados a maior risco de diabetes, doenças cardíacas, mortalidade e até mesmo alguns tipos de câncer . No entanto, para muitas pessoas, seus próprios julgamentos e sentimentos sobre sua qualidade de vida (também conhecido como bem-estar subjetivo ) pode ser mais importante e relevante para informar suas decisões e comportamentos de saúde do que o desenvolvimento de doenças crônicas em potencial.



O bem-estar subjetivo abrange a avaliação do próprio indivíduo sobre sua qualidade de vida . Inclui conceitos como afeto (sentimentos positivos e negativos) e satisfação de vida . Curiosamente, essas avaliações podem entrar em conflito com os resultados de saúde física. Por exemplo, uma pessoa pode ter diabetes, mas ainda assim relatar um bom bem-estar subjetivo, enquanto alguém sem problemas de saúde física pode relatar um baixo bem-estar subjetivo.

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Isso é importante, pois significa que a maneira como um indivíduo se sente em relação à sua própria saúde nem sempre está de acordo com o que seu corpo pode demonstrar. É por isso que avaliar o bem-estar subjetivo é vital para pintar uma imagem holística da saúde.

Diferentes contextos de sentar

Relativamente poucas pesquisas examinaram as relações entre o comportamento sedentário e o bem-estar subjetivo. Explorar essas relações é importante, pois diferentes contextos de sentar - como socializar versus tempo de tela - podem produzir diferentes sentimentos ou julgamentos de bem-estar subjetivo, ao contrário das relações entre saúde física e comportamento sedentário, que tendem a ser mais consistentes .



Como psicólogos da saúde focados na atividade física e comportamento sedentário, nós revisou a literatura científica descrevendo relações entre medidas de comportamentos sedentários, como inatividade física e tempo de tela, e bem-estar subjetivo conforme refletido pelo afeto, satisfação com a vida e bem-estar subjetivo geral.

Nossa revisão destaca três conclusões principais. Em primeiro lugar, o comportamento sedentário, a inatividade física e o tempo de tela demonstraram correlações fracas, mas estatisticamente significativas, com o bem-estar subjetivo. Em outras palavras, aqueles que relataram sentar-se com mais frequência e passar mais tempo sem atividade física relataram menor afeto positivo, maior afeto negativo e menor satisfação com a vida do que aqueles que se sentaram menos e se moveram mais.

Também descobrimos que essa relação era mais aparente em estudos que compararam pessoas que eram muito sedentárias com aquelas que tinham estilos de vida mais ativos.

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Nem toda sessão é má sentar

Nosso segundo achado principal está relacionado ao contexto do comportamento sedentário. Enquanto muitos estudos examinaram o comportamento sedentário geral e a inatividade física, alguns estudos examinaram contextos ou domínios específicos da posição sentada e sua relação com o bem-estar subjetivo. Esses estudos revelaram que diferentes domínios do comportamento sedentário têm relações únicas com o bem-estar subjetivo.

Por exemplo, o tempo de tela foi consistente e negativamente associado ao bem-estar subjetivo. No entanto, domínios como socializar, tocar um instrumento e ler realmente demonstraram associações positivas com o bem-estar subjetivo. Esses resultados diferem da pesquisa tradicional sobre comportamento sedentário relacionado à saúde, na qual todo comportamento sedentário é visto como prejudicial à saúde .

Nossa revisão sugere que alguns tipos de comportamento sedentário podem ser benéficos para a qualidade de vida. Em vez disso, nem todos os lugares sentados são iguais em termos de bem-estar subjetivo. Portanto, quando as pessoas trabalham no sentido de reduzir o tempo sentado, devem considerar não apenas quanto reduzir, mas que tipo de redução.

Sentar menos é bom para todos

Nosso terceiro achado principal diz respeito aos níveis gerais de comportamento sedentário e autopercebidos. A maioria dos estudos encontrou uma fraca associação estatisticamente significativa entre maior tempo sedentário geral e menor bem-estar subjetivo. No entanto, em estudos em que os participantes foram solicitados a comparar seu comportamento sedentário com o quanto normalmente se sentam, aqueles que se consideravam mais sedentários do que o normal relataram um bem-estar subjetivo significativamente pior.

Essas descobertas sugerem que o quanto um indivíduo se senta no geral pode não ser tão importante quanto o quanto ele se senta em comparação ao seu nível normal de sentar. Isso infere que qualquer um, independentemente de quanto eles normalmente se sentam ou são fisicamente ativos , podem se beneficiar ao sentar-se menos.

COVID-19 continua a influenciar a vida diária e as rotinas. Mesmo com as empresas e academias reabrindo, e nos sentindo mais confortáveis ​​nos reunindo com outras pessoas e, eventualmente, parando de usar máscaras, é quase certo que continuaremos sentados e sentados continuaremos a mudar a forma como nos sentimos. Embora possamos não ser capazes de eliminar todo o tempo que sentamos, todos podemos estar cientes de quanto podemos reduzi-lo e de onde podemos reduzi-lo para ser mais saudável e sentir-se melhor.

Wuyou Sui , Pós-doutorado, Laboratório de Medicina Comportamental, Escola de Ciências do Exercício, Educação Física e Saúde, Universidade de Victoria e Harry Prapavessis , Professor, Cinesiologia, Western University

Este artigo foi republicado de A conversa sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .

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