O veganismo é ruim para a saúde do cérebro?

Embora possam ser mais saudáveis ​​em muitos aspectos, mais éticos e melhores para o meio ambiente, as dietas restritivas não vêm sem seus desafios.

VeganismoCrédito da foto: Alina Grubnyak sobre Unsplash
  • Mais e mais pessoas estão se voltando para o vegetarianismo e o veganismo, o que é uma boa notícia para a luta contra as mudanças climáticas.
  • No entanto, a mudança para dietas mais restritivas como essas poderia exacerbar um problema existente de consumo inadequado de colina.
  • Um nutriente essencial que apoia a saúde do cérebro, a colina já está sub-representada em nossas dietas e é facilmente perdida em uma dieta vegetariana / vegana mal elaborada.




No Burger King, você pode pedir um Whopper Impossível sem carne, e o McDonald's agora oferece um Mcvegan hambúrguer. O TGI Friday's compra hambúrgueres sem carne da Beyond Meat, e você pode até comprar um bife vegetal vendido pela empresa holandesa Vivera. UMA maré crescente de restaurantes e empresas de alimentos estão lutando para oferecer mais refeições à base de feijão, beterraba e soja para um segmento crescente da população que está evitando alimentos tradicionais em busca de melhor saúde, dietas livres de crueldade e um futuro sustentável. De acordo com O economista , um quarto inteiro de 25 a 34 anos de idade agora se identifica como vegetariano ou vegano em comparação com a porcentagem de um único dígito da população que era vegetariana ou vegana, respectivamente, em 2015.



Considerando o contribuição significativa da indústria da carne às mudanças climáticas, este deve ser um motivo de comemoração. Enfaticamente, é. Mas também é importante reconhecer os desafios associados à mudança para dietas restritivas, como vegetarianismo e veganismo. Os seres humanos evoluíram como onívoros, capazes de extrair nutrição de uma variedade de fontes, e algumas fontes fornecem nutrição diferente de outras.

Um dos nutrientes mais importantes que se perdem facilmente em uma dieta vegetariana ou vegana é a colina. Embora pequenas quantidades sejam produzidas por nossos fígados, a colina é um nutriente essencial; exigimos mais do que produzimos naturalmente para sermos saudáveis. Usamos colina para construir acetilcolina, um importante neurotransmissor associado à memória e ao controle muscular, e os fetos em desenvolvimento precisam de colina em grandes quantidades para construir estruturas neurais.



Mas quase todo mundo está recebendo menos colina do que eles precisam. Nos EUA, homens e mulheres ingerem cerca de 402 e 278 mg por dia, respectivamente. A ingestão adequada de colina para homens e mulheres, entretanto, é de 550 e 425 mg, respectivamente, por dia. Na verdade, apenas 11 por cento dos adultos nos EUA atendem a esse padrão.

Infelizmente, vegetarianos e veganos obtêm ainda menos colina em suas dietas. Principalmente, a colina é encontrada na carne bovina, ovos, laticínios, peixes e frango. Felizmente, existem fontes veganas de colina, como nozes, feijão e vegetais crucíferos como o brócolis, mas eles tendem a ter concentrações muito mais baixas do nutriente.

Fontes de colina

Fontes de colina por 100 g.



Derbyshire, 2019

Isso é particularmente terrível para mães grávidas, que requerem grandes quantidades de colina em suas dietas. Como mencionado anteriormente, a colina é um nutriente importante para o desenvolvimento neural. Fetos em desenvolvimento que não conseguem obter colina suficiente correm maior risco de desenvolver um defeito do tubo neural, onde uma abertura na medula espinhal ou no cérebro permanece após o nascimento. Além disso, existem algumas evidências que sugerem que obter mais do que a quantidade adequada de colina durante a gravidez pode ter efeitos positivos também: um estudo descobriu que mães que tomaram o dobro da quantidade recomendada de colina (930 mg) tiveram filhos com mais velocidade de processamento de informação .

Deve-se observar que, embora os adultos não estejam ingerindo colina suficiente, a maioria não tem deficiência de colina per se. No entanto, ocorre deficiência de colina. Pode causar doença hepática gordurosa , uma condição geralmente assintomática que pode colocar você em risco de doenças mais graves, como fibrose ou câncer de fígado; pode causar dano muscular , espasmos e fraqueza; e pode contribuir para alguns distúrbios neurológicos.

A deficiência real de colina é muito rara, mas algumas pessoas estão risco maior do que outros, especificamente pessoas que bebem uma boa quantidade de álcool, mulheres grávidas, mulheres na pós-menopausa e atletas de resistência. Se você é vegetariano ou vegano e também se enquadra em um desses grupos, o risco pode ser ainda maior dependendo da sua dieta. A maneira mais fácil de resolver quaisquer preocupações em potencial é tomar um suplemento de colina. A suplementação de colina tem sido associada a memórias mais nítidas e benefícios cognitivos também, portanto, há pouco a perder com isso. Para vegetarianos, considere comer mais ovos, embora a pesquisa sobre se e quantos ovos são ruim para o seu coração tem sido um tanto esquizofrênico.

Nada disso quer dizer que uma dieta vegetariana ou uma dieta vegana não seja saudável. Em última análise, a única dieta saudável é uma dieta saudável. Você poderia comer apenas macarrão ramen e biscoitos Oreo e seria tecnicamente vegano - mas isso não significaria que você era saudável.

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