A dieta cetônica é segura para todos? Provavelmente não.

Só porque a dieta cetônica é uma ferramenta eficaz para perder peso, não significa que todos devam experimentá-la.

A dieta cetônica é segura para todos? Provavelmente não. Didriks via Flickr.
  • A dieta ceto pode ser uma dieta da moda, mas é a única que envolve colocar o corpo em um estado metabólico alternativo e natural.
  • No entanto, a dieta provavelmente não é segura para todos, principalmente quando é mal implementada.
  • Crianças, mulheres grávidas, mulheres que amamentam e pessoas em risco de doenças cardíacas devem compreender os riscos da dieta cetônica antes de experimentá-la.

As pessoas experimentam todos os tipos de dietas malucas e pouco saudáveis ​​para perder peso: comer bolas de algodão embebidas em suco de laranja, ingerir intencionalmente tênias e sobreviver apenas com toranja, para citar alguns. Alguns acrescentariam a dieta ceto a essa lista. À medida que ganhou popularidade nos últimos anos, muitos questionaram se a dieta é realmente a ferramenta de perda de peso hipereficaz que seus defensores afirmam ser, ou simplesmente outra dieta da moda que pode levar a complicações graves de saúde.



Ao contrário de outras dietas da moda, a dieta ceto com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos envolve colocar o corpo em um estado metabólico natural chamado cetose, no qual o corpo queima gordura como combustível em vez de glicose. Embora esse estado metabólico seja geralmente uma maneira segura de ajudá-lo a perder peso, pode ser muito difícil mantê-lo. Por exemplo, comer apenas uma refeição rica em carboidratos pode tirar você da cetose, forçando-o a reiniciar o processo. Também pode levar a complicações de saúde quando feito de maneira inadequada ou quando pessoas com certas condições de saúde tentam fazer dieta.



Resumindo, não é para todos. Então, quem exatamente não deveria tentar?

Mulheres grávidas

Pixabay



Nenhum tipo de dieta é recomendado para mulheres grávidas, que são aconselhadas a comer cerca de 300 calorias extras por dia durante a gravidez, de acordo com o American Pregnancy Association . A dieta cetônica não parece ser uma exceção: Múltiplo estudos em roedores associaram a cetose materna a anormalidades fetais.

Uma razão pela qual a dieta cetônica é potencialmente insegura para mães grávidas é que ela pode resultar em menos nutrientes e menos diversificados. Afinal, as gorduras não contêm tantos nutrientes quanto outras proteínas e carboidratos.

'Nutrir seu bebê é a coisa mais importante quando você está grávida', disse Charles Seltzer, nutricionista da Filadélfia. INSIDER . 'As dietas cetogênicas afastam você de alimentos realmente densos em nutrientes, como as frutas, que são repletas de vitaminas e minerais. Estes são cruciais para o desenvolvimento de um bebê. '



Além do mais, submeter os recém-nascidos a uma dieta limitada pode levar a mudanças sérias em seus corpos em desenvolvimento.

'Se você está restringindo carboidratos durante a gravidez (como faria na dieta cetônica), esta restrição diz ao corpo em desenvolvimento do seu bebê que os carboidratos não são uma fonte de alimento prontamente disponível', escreveu a nutricionista Laura Schoenfeld sobre ela local na rede Internet . 'Assim, seu corpo aprende que os alimentos ricos neste macronutriente não estarão tão disponíveis quando nascem.

Isso pode teoricamente levar a condições como obesidade, síndrome metabólica e deficiência de insulina na criança se ela acabar fazendo uma dieta com uma quantidade muito maior de carboidratos do que uma dieta cetogênica.

A menos que você mantenha seu filho em uma dieta cetogênica por toda a vida, você pode estar preparando seu filho para uma futura inflexibilidade metabólica. '

Em última análise, não há pesquisas sólidas provando que a dieta cetônica é boa ou ruim para mulheres grávidas, mas, dados os riscos potenciais envolvidos, é quase certo que não vale a pena experimentá-la.

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Mulheres que amamentam

Geralmente, os profissionais médicos recomendam que as mulheres que amamentam evitem dietas estritas com baixo teor de carboidratos. Um dos motivos é que a perda repentina de peso pode desacelerar - ou, em alguns casos, interromper - a produção de leite.

'Você precisa de mais carboidratos e açúcar para produzir leite do que a maioria dos planos cetônicos permite na fase de perda de peso', disse Amber Edwards, consultora de lactação certificada. Quebrar .

Elizabeth Ward , um nutricionista e autor de ' Espere o melhor: seu guia para uma alimentação saudável antes, durante e depois da gravidez ', desaconselhada a dieta ceto para mulheres grávidas.

'Eu não posso endossar um plano alimentar tão extremo para mulheres que amamentam', disse ele. Parents.com , lembrando que a dieta tende a limitar frutas e grãos saudáveis. 'A ingestão inadequada de alimentos ricos em amido, como grãos inteiros, batata e feijão, é uma má notícia para a saúde intestinal porque as bactérias benéficas se alimentam das fibras desses alimentos.'

Ainda assim, as mulheres que desejam cortar carboidratos provavelmente não têm problemas em seguir a fase de manutenção da dieta, que exige comer relativamente mais carboidratos do que as fases anteriores. Claro, é sempre melhor consultar seu médico antes de fazer grandes mudanças em sua dieta - especialmente se estiver grávida ou amamentando.

quem são os outros perdidos

“... na fase de manutenção, você tem muito mais carboidratos e frutas, o que significa que você pode continuar a produzir um suprimento adequado de leite”, disse Edwards a Romper.

Crianças

Provavelmente não é uma boa ideia as crianças seguirem a dieta cetônica, a menos que sejam extremamente obesas ou sofram de epilepsia (as dietas com baixo teor de carboidratos, aliás, são conhecidas por ajudar a reduzir as convulsões em epilépticos). O principal motivo é que as necessidades alimentares das crianças são diferentes das dos adultos.

'Muitas fontes de carboidratos como grãos inteiros, frutas e laticínios têm vitaminas e minerais essenciais para crianças em crescimento,' escrevi Jessica McGee, Gerente de Nutrição Clínica de Serviços de Alimentos e Nutrição do Children's National Health System. 'Mesmo os adolescentes requerem maiores quantidades de certos nutrientes e devem continuar a comer uma dieta bem equilibrada com uma variedade de alimentos até a idade adulta.'

'Sinta-se à vontade para limitar (ou comer com moderação) carboidratos como doces, assados ​​e bebidas adoçadas com açúcar, pois eles têm pouco valor nutricional e podem ter um impacto prejudicial à saúde. É encorajado incorporar um equilíbrio de fontes saudáveis ​​de carboidratos, gorduras e proteínas magras na dieta de seus filhos. '

Pessoas em risco de doenças cardíacas

A dieta cetônica tem sido considerada potencialmente útil e prejudicial em termos de saúde cardiovascular. Por exemplo, um Revisão de 2013 descobriram que dietas com baixo teor de carboidratos foram associadas a taxas mais altas de doenças cardiovasculares e taxas de mortalidade. No entanto, nem todas essas dietas eram necessariamente cetogênicas, e é possível que esses riscos surjam quando as pessoas em dietas com baixo teor de carboidratos optam por alimentos não saudáveis.

No entanto, outra pesquisa sugere que uma dieta cetônica bem implementada melhora a saúde cardiovascular em todas as medidas, exceto o colesterol de lipoproteína de baixa densidade - o colesterol 'ruim' - que a dieta parece aumentar.

Mas quando se trata de saúde cardiovascular, talvez o maior risco da dieta cetônica seja a 'dieta ioiô' - ou perder muito peso e recuperá-lo em um curto período de tempo. Isso estressa o coração e pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame cerebral e morte.

'As pessoas passam a ter ceto e, a curto prazo, perdem muito peso, mas não é sustentável', Suzanne Steinbaum , o diretor de prevenção da saúde cardíaca e bem-estar da mulher no Hospital Mount Sinai, na cidade de Nova York, disse Saúde do dia a dia . 'Então, quando eles param, eles ganham o peso de volta - e talvez até mais.'

'No final das contas, o que você está fazendo [com a dieta ioiô] é se preparando para desenvolver a síndrome metabólica.'

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