O paradigma do tédio da fome explicado por cientistas

Susan Carnell, professora da Universidade Johns Hopkins, explica a neurociência por trás de comer por tédio (e como parar).

mulher entediada segurando o conceito de rosquinha rosa de comer emocional

Comer quando você está entediado é comum - veja por que você faz isso (e como parar)



não consigo falar nada
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  • A verdadeira fome aumenta gradualmente e pode ser satisfeita com qualquer fonte de alimento, enquanto a alimentação emocional (que inclui comer por tédio) é insaciável e geralmente leva a sentimentos de culpa ou vergonha.
  • Um estudo de 2015 sugere que comemos para escapar da autoconsciência que surge em momentos de tédio ou inatividade, enquanto a professora da Universidade Johns Hopkins, Susan Carnell, explica que pode haver uma razão neurocientífica para comermos para escapar do tédio.
  • Beber água, ocupar o cérebro com um hobby ou artesanato, exercitar-se ou iniciar uma conversa divertida com alguém são maneiras de vencer o paradigma da fome e do tédio.

Todos nós conhecemos a sensação de uma fome insaciável, mas você já parou para pensar que tipo de fome está realmente sentindo e o que isso significa?



A verdadeira fome aumenta gradualmente e qualquer tipo de alimento que você encontrar satisfará seu apetite. Depois de comer o suficiente, você para. Geralmente não há sentimentos de vergonha persistentes porque você está fornecendo ao seu corpo a energia de que ele precisa, mesmo que a refeição não seja tão saudável.

A fome emocional, por outro lado, é uma resposta doentia ao estresse que causa o desejo por vários tipos de alimentos. Esse tipo de fome não é tão fácil de parar e leva a uma ingestão excessiva de alimentos, o que geralmente faz você se sentir culpado.



Fome de tédio, quando você não está com fome, mas lanche por tédio (a maioria de nós faz isso enquanto assiste Netflix), às vezes cai na categoria de 'comer emocional'. Mesmo que não estejamos excessivamente emocionais no momento, o estresse e o tédio se misturam bem quando você está evitando uma tarefa que acha difícil ou algum outro problema que não deseja resolver.

Comer devido ao tédio explicado pela ciência

mulher entediada olhando na geladeira à noite conceito de tédio de fome

A fuga de autoconsciência e uma onda de dopamina são duas das principais razões pelas quais as pessoas comem quando estão entediadas.

foto por Andrey_Popov no Shutterstock



Há muitos motivos pelos quais você pode se sentir iluminado pela luz da geladeira sempre que se sentir um pouco inquieto.

Um estudo de 2015 sugere que comemos para escapar da nossa autoconsciência.

'Ficar entediado afetivamente marca uma avaliada falta de significado na situação presente e na vida', de acordo com o pesquisadores deste estudo. 'O tédio aumenta a ingestão de alimentos na tentativa de desviar a atenção dessa experiência, especialmente entre pessoas com alto nível de autoconsciência.'

Três estudos foram realizados para verificar como os hábitos alimentares são afetados pelo tédio. No primeiro estudo, o tédio previu positivamente a ingestão de calorias, gorduras, carboidratos e proteínas para os participantes. No segundo, uma tarefa de alto (em comparação com o baixo) tédio aumentou a vontade de lanchar em comparação com comer algo saudável. No terceiro estudo, as pessoas com alta (em comparação com baixa) autoconsciência consumiram a maior parte dos alimentos durante os horários de pico de tédio. Algo importante a ser observado sobre o estudo final é que os indivíduos com maior autoconsciência gostavam de comer alimentos saudáveis ​​estimulantes, assim como alimentos não saudáveis ​​estimulantes.

Isso sugere que o ato de selecionar ou preparar receitas saudáveis ​​pode contribuir para diminuir o tédio.

A neurociência da alimentação e do tédio ... a dopamina é a culpada?

Susan Carnell, Ph.D., professora assistente do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Johns Hopkins, acredita que há outra razão pela qual podemos estar procurando comida para satisfazer nossas mentes entediadas.

De acordo com Carnell , a dopamina provavelmente desempenha um papel no paradigma da fome e do tédio. A dopamina é um neurotransmissor crucial para os nossos níveis de motivação. A dopamina está presente durante o sexo, quando nos apaixonamos e quando satisfazemos um vício - é uma reação de prazer e recompensa que impulsiona nossas motivações para fazer coisas que nos dão ainda mais dopamina.

'A liberação de dopamina no cérebro pode ser tão estimulante e motivadora que os ratos vão pressioná-la com a alavanca, excluindo outras atividades crucialmente importantes como dormir e comer', explicou Carnell.

Pessoas que têm níveis naturalmente mais baixos de dopamina são mais propensas a procurar e se tornar dependentes de substâncias ou atividades produtoras de dopamina como álcool, drogas e jogos de azar.

Atribuindo isso a comer por tédio, Carnell acrescentou que é muito provável que, quando estamos entediados ou infelizes, nossos neurônios de dopamina fiquem inativos. Quando comemos devido ao tédio, esta pode ser uma forma de 'acordar' nossos neurônios dopaminérgicos para que possamos nos sentir excitados novamente.

5 maneiras fáceis de vencer o paradigma da fome e do tédio

homem segurando torrada queimada com cara triste conceito de comer emocional

Como posso parar de comer quando estou entediado?

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teto da capela sistina antes e depois da limpeza

Ocupe-se fazendo algo divertido.

Quer seja verificar algo da sua lista de tarefas, começar um trabalho como fazer um scrap ou dar uma boa caminhada, uma das melhores coisas que você pode fazer quando está com fome devido ao tédio é curar o tédio.

Fazer algo para ocupar seu tempo, mesmo que apenas temporariamente, provavelmente tirará sua mente da geladeira e se concentrará em outra coisa até que a fome passe.

Beber água.

A desidratação e a sede são comumente confundidas com fome. Em vez de pegar um saco de batatas fritas na próxima vez que sentir fome, beba primeiro um copo grande de água. Você pode até adicionar um pouco de limão ou lima à água para fazer sua mente pensar que isso é um pequeno prazer.

Mantenha sua boca ocupada.

Às vezes, fingir que está comendo é o suficiente para preencher a necessidade de comer, especialmente quando você não está com fome. A goma de mascar é um ótimo substituto para comer alimentos que você não precisa comer.

boca bêbada fala uma mente sóbria

Outra ideia para manter a boca ocupada é ligar para um amigo de quem você não tem notícias há algum tempo ou iniciar uma conversa divertida com seu cônjuge ou filhos. As conversas são uma ótima maneira de distrair sua mente de comer quando você não está realmente com fome.

Faça algo físico.

Se o Dr. Carnell estiver certo, o que você precisa é de uma grande dose de dopamina, então por que não fazer exercícios físicos? O exercício envia uma descarga de dopamina por todo o sistema (o mesmo que fazer uma pipoca) e é muito mais saudável.

Você pode calçar o tênis de corrida e correr ou pode deitar no carpete e fazer alguns exercícios abdominais enquanto assiste ao Netflix. Qualquer um alcançará o mesmo objetivo.

Espere o tédio para ver se você está realmente com fome.

Dê a si mesmo 30-60 minutos para determinar se o que você está sentindo é fome devido ao tédio ou fome devido a realmente estar com fome. Às vezes é difícil dizer a diferença. A verdadeira fome aumentará e permanecerá consistente, mas a fome emocional (ou fome de tédio) desaparecerá quando sua mente se ocupar com outras coisas.

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