Hack Your Flow: Understanding Flow Cycles, com Steven Kotler

Agora sabemos que o fluxo não funciona como um botão liga-desliga, mas em um ciclo de quatro partes. Entender esses ciclos pode ajudá-lo a acessar o fluxo com mais frequência.

Steven Kotler:Projeto Flow Genome - o que descobrimos quando as pessoas querem mais fluxo em suas vidas, a primeira coisa que podemos dizer é que existe um ciclo de fluxo. Portanto, a velha ideia sobre o fluxo era que era um binário. Era como um interruptor de luz. Você estava na zona ou fora da zona. O que agora sabemos é que o fluxo é um ciclo de quatro partes e você tem que se mover através de todas as quatro partes do ciclo antes de poder retornar ao próprio estado de fluxo. A neurobiologia do ciclo de fluxo e a pesquisa real surgiram do trabalho de Herb Benson em Harvard. Ele meio que estabeleceu a base para isso. Mas o que descobrimos é que na extremidade dianteira do estado de fluxo há uma fase de luta. Esta é uma fase de carregamento. Você está carregando e, em seguida, sobrecarregando o cérebro com informações. Para um jogador de beisebol, isso é aprender a golpear uma bola com um taco. Para um escritor que está planejando um novo livro. Isso é quando você está dando entrevistas. Isso é quando você está lendo, é quando você está diagramando a estrutura e coisas assim. É muito desagradável como regra geral. Portanto, embora o fluxo possa ser o estado mais desejável e agradável da Terra, o próprio ciclo de fluxo real começa com um estado muito desagradável conhecido como luta.

Da luta, você se move para a liberação. Literalmente, isso significa que você deseja tirar o problema da cabeça. Então, o que acontece no fluxo é que estamos trocando o processamento consciente que é lento, tem RAM muito limitada, certo, a memória de trabalho só pode conter cerca de quatro itens de uma vez e é muito ineficiente em termos de energia. Para processamento subconsciente que é extremamente rápido e é muito eficiente em termos de energia e tem uma RAM praticamente infinita. Então, para fazer isso, você tem que sair da luta, tem que deixar - parar de pensar sobre o que você estava tentando pensar basicamente. Você tira o problema da cabeça, sai para longas caminhadas, jardinagem funciona muito bem, construir maquetes funciona muito, muito bem. Albert Einstein costumava remar um barco no meio do Lago de Genebra e olhar para as nuvens, certo. Assim que você conseguir tirar o problema da cabeça e, por falar nisso, uma das únicas coisas que você não pode fazer para avançar é assistir televisão. Na verdade, ele muda suas ondas cerebrais de uma maneira que bloqueia o fluxo. Mas, uma vez que você sai da liberação, na verdade, sob a superfície neurobiologicamente, há uma liberação global de óxido nítrico, que é um gás de moléculas sinalizadoras encontradas em todo o corpo. Isso elimina todos os hormônios do estresse do sistema e os substitui por substâncias neuroquímicas que aumentam o desempenho, como dopamina e anandamida, serotonina e endorfinas, que também sustentam o estado de fluxo. Você está no estado de fluxo. Esta é a terceira etapa da luta. E no final do estado de fluxo, há na verdade uma fase de recuperação. E isso é muito, muito, muito crítico. Então você vai deste nível de fluxo incrível para um ponto baixo muito profundo que aparece na recuperação. Grande parte disso é que todos aqueles neuroquímicos com boa sensação foram drenados de seu sistema.



É preciso certas vitaminas, minerais, luz solar e coisas assim para reconstruí-los. Portanto, a fase de recuperação na extremidade posterior do estado de fluxo é, na verdade, muito, muito desagradável também. E se você realmente deseja hackear o fluxo, você precisa aprender a lutar melhor e a se recuperar melhor. E uma das coisas mais importantes na recuperação é que você precisa - você precisa de alguma firmeza emocional, alguma coragem. Você tem que basicamente agarrar-se às suas emoções, não ficar estressado com o fato de que já sabe se sentir como o Superman. E a razão principal - bem, duas razões para isso são uma, se você ficar muito estressado e se sentindo baixo, vai começar a produzir cortisol. Um pouco está bem, muito disso bloqueia o aprendizado acelerado que vem com o fluxo. Então, você realmente obterá o benefício de curto prazo do próprio estado de fluxo, mas não obterá o benefício de longo prazo, o aprendizado acelerado que você obtém no fluxo. O outro problema é se você tem que passar da recuperação para a luta e está chateado por não estar mais no fluxo durante a fase de recuperação, é muito difícil se levantar para a difícil luta de luta que se segue.





Dirigido / produzido por Jonathan Fowler, Elizabeth Rodd e Dillon Fitton




Agora sabemos que o fluxo não funciona como um botão liga-desliga, mas em um ciclo de quatro partes. Entender esses ciclos pode ajudá-lo a acessar o fluxo com mais frequência. As partes do ciclo são as seguintes: luta, liberação, fluxo e recuperação. Para hackear o fluxo, explica Kotler, você tem que aprender a lutar melhor e se recuperar melhor.

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