Sente-se sonolento? Mudar para um despertador melódico, estudo sugere

Um novo estudo sugere que o tipo de despertador que você usa pode afetar a gravidade da inércia do sono que você experimenta.

GIF de Bill Murray quebrando o despertador do Dia da MarmotaColumbia Pictures
  • A inércia do sono é um estado fisiológico que descreve o período entre acordar e ficar totalmente alerta.
  • Em um estudo recente, as pessoas que acordaram com alarmes 'melódicos' tinham muito mais probabilidade de experimentar pouca ou nenhuma inércia do sono.
  • Outra pesquisa sugere que o ruído pode afetar nossa saúde de maneiras sutis, mas significativas.




Depois de acordar, leva algum tempo para ficar totalmente alerta. Este período de transição grogue é um estado fisiológico chamado inércia do sono, que é caracterizado por sonolência, desorientação e um comprometimento geral do desempenho cognitivo e sensório-motor. Para a maioria das pessoas, dura 15 ou 30 minutos, mas para outras às vezes pode durar horas.



A inércia do sono também pode causar sérios riscos à segurança, especialmente para pessoas com empregos em que estar alerta é uma questão de vida ou morte. Por exemplo, o 2010 Air India Express batida foi provavelmente devido aos erros de um piloto que havia recentemente acordado de um cochilo. Mesmo que seu trabalho não seja perigoso, a inércia do sono (SI) pode prejudicar seu desempenho e sua capacidade de se concentrar nas coisas de que gosta.

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Um novo estudo sugere que a gravidade da inércia do sono não depende apenas de quando você acorda, mas também em Como as . O estudo, publicado na revista PLoS ONE , descobriram que as pessoas que acionaram um alarme 'melódico' tendem a se sentir mais alertas, enquanto as que optam por um alarme 'severo' tradicional tendem a se sentir grogues nas primeiras horas. É uma descoberta um tanto contra-intuitiva, de acordo com o principal autor do estudo, Stuart McFarlane, pesquisador de doutorado do The Royal Melbourne Institute of Technology em Melbourne, Austrália.



Contagens de intensidade de SI percebida contra participantes relataram classificações melódicas de som de vigília.

Stuart J. McFarlaneJair E. GarciaDarrin S. VerhagenAdrian G. Dyer

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'Você poderia supor que um alarmante' bip bip bip 'melhoraria o estado de alerta, mas nossos dados revelaram que alarmes melódicos podem ser o elemento-chave', disse McFarlane Notícias RMIT . 'Isso foi inesperado.'



Para o estudo, 50 participantes relataram seus níveis percebidos de SI e a melodicidade do alarme com o qual eles acordaram. Depois de descobrir que os participantes que não relataram inércia no sono também disseram que usaram alarmes melódicos, os pesquisadores levantaram a hipótese de que algo sobre os elementos musicais do ritmo e / ou melodia pode neutralizar os efeitos do SI.

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Geralt no Pixabay

'Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender melhor a combinação precisa de melodia e ritmo que pode funcionar melhor, considerando que a maioria das pessoas usa alarmes para acordar, o som que você escolhe pode ter ramificações importantes', disse McFarlane. 'Isso é particularmente importante para pessoas que podem trabalhar em situações perigosas logo depois de acordar, como bombeiros ou pilotos, mas também para quem precisa estar alerta rapidamente, como alguém que está dirigindo para o hospital em caso de emergência.'

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Então, por que alarmes severos podem contribuir para - ou, pelo menos, não reduzir - o SI?

'Achamos que um' beep beep beep 'áspero pode funcionar para interromper ou confundir nossa atividade cerebral ao acordar, enquanto um som mais melódico como' Good Vibrations 'dos ​​Beach Boys ou' Close to Me 'do The Cure pode nos ajudar a fazer a transição para um estado de vigília de uma forma mais eficaz ', disse o co-autor do estudo Adrian Dyer , professor associado da Escola de Mídia e Comunicação e Centro de Pesquisa em Etnografia Digital da RMIT. 'Se pudermos continuar a melhorar nossa compreensão da conexão entre sons e estado de vigília, pode haver potencial para aplicações em muitos campos, particularmente com os avanços recentes na tecnologia do sono e inteligência artificial.'

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Como o ruído pode afetar sutilmente a saúde

O ruído - especificamente a poluição sonora alta - pode prejudicar sutilmente nossa saúde ao longo do tempo.

Em 2011, a Organização Mundial da Saúde publicou os resultados de um estudo de 10 anos em um relatório chamado ' Carga de doença do ruído ambiental '. Depois de comparar a saúde das pessoas na Europa Ocidental com a quantidade de ruído ambiental a que foram expostas, os pesquisadores determinaram que “há evidências contundentes de que a exposição ao ruído ambiental tem efeitos adversos na saúde da população”. Na verdade, os autores classificaram a poluição sonora - como os sons de aviões, trens, carros e outras fontes da cidade - como a segunda pior ameaça ambiental à saúde pública, atrás apenas da poluição do ar.

O ruído pode desencadear a resposta aguda ao estresse do corpo, o que pode levar ao aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de cortisol. O que é preocupante, especialmente para pessoas que vivem em cidades barulhentas, é que o cérebro é capaz de registrar sons que você pode não conscientemente ouvir . Isso pode atrapalhar o sono: uma sirene da polícia estridente pode não acordar você, mas estudos sugerir que sua qualidade de sono sofreria um pouco. De forma alarmante, a exposição a longo prazo à poluição sonora parece ter o poder de encurtar a vida útil, de acordo com o relatório da OMS e outra pesquisa .

Se você mora em uma área barulhenta e está preocupado com a qualidade do sono, considere investir em um par de protetores de ouvido - médicos entrevistados recentemente Revista nova iorque o artigo sugeria outros feitos de silicone ou cera, não de espuma. Essas opções podem ser um pouco mais caras, mas geralmente são mais confortáveis ​​e fazem um trabalho melhor em bloquear o ruído, ao mesmo tempo que permitem que você ouça aquele alarme (melódico) pela manhã.

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